DEPOIS DE MATÉRIA NA GLOBO NEWS, PREFEITURA DE MURIAÉ EMITE NOTA SOBRE SEPULTAMENTO DE VÍTIMA 1º CORPO VÍTIMA DE CORONAVÍRUS.

Sepultamento não foi feito na cidade de Muriaé, e sim no município de Miradouro

“A Prefeitura de Muriaé, em face da reportagem exibida pelo canal Globo News no programa Edição das 10 de 3 de junho de 2020, a qual cita o caso de um morador da cidade que faleceu em decorrência da covid-19 e não teve atendimento adequado, esclarece que o sepultamento não foi feito na cidade de Muriaé, e sim no município vizinho de Miradouro. (conforme cópia do atestado de óbito abaixo)

Muriaé é referência regional em saúde e atende vários municípios da Zona da Mata mineira. O morador em questão foi atendido, como mostra na reportagem, de forma adequada no Hospital São Paulo e, após o óbito, teve seu corpo trasladado pela funerária contratada pela família.

Desde o início da pandemia, Muriaé está preparada para os enfrentamentos do coronavírus, e todos os sepultamentos são feitos de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, inclusive com treinamento de funcionários e uso de EPI’s adequados. ” Relata a nota.

Confira o atestado de óbito:

Na entrevista da Globo News, Magno reclamou do descaso do poder público após a morte do irmão, repetindo o que havia falado com o  Paulo Roberto da Rádio, que entrevistou com exclusividade o irmão de Mauro, o Magno, que desabafou minutos depois de sepultar seu irmão em Miradouro. Naquela ocasião ele elogiou a funerária que realizou o serviço.

Ele reclamou ainda da falta de estrutura do cemitério de Miradouro, cheio de buracos, o que dificulta o deslocamento dos carrinhos de velórios, ainda mais nos casos de covid onde poucos podem acompanhar.  VEJA:

Dias depois o Hospital São Paulo publicou uma nota, veja abaixo:

Em publicação em 14 de maio de 2020

VIÚVA DA PRIMEIRA VÍTIMA FATAL DE COVID 19 DESABAFA EM RELATO AO PAULO ROBERTO DA RÁDIO.

“Diante da grande perda ocorrido no dia 09 sábado , e todos os transtornos causados até hoje pelo Covid-19, do primeiro caso de óbito do Covid, eu, viúva de Mauro Sousa, me chamo Claudiane A. Silva Sousa, venho em meio tanta dor, deixar palavras de gratidão.

Primeiramente ao hospital Prontocor, por ter tratado Mauro José em toda sua trajetória aqui em Muriaé- MG, com excelente desempenho de equipe médica e enfermeiros.

A vítima entre alguns problemas era também cardiopata, então teve muitas passagens nessa casa, onde sempre foi tratado com muito amor carinho e respeito por todos, principalmente técnicos e enfermeiros.

Venho também agradecer a Casa de caridade Hospital São Paulo, pois tudo isso é muito novo, e sua equipe em meio uma doença desconhecida, ainda assim fez tudo dentro do possível para trata-lo.

Que esse primeiro óbito sirva de lição e aprendizado para nos preparar. Estamos TODOS muito despreparados, porém é entendido que por ser o primeiro óbito, nós até mesmo como população, não tínhamos preparo e não sabíamos o que esperar. Mas tendo em mente a capacidade de todos os envolvidos esperamos melhoras.

Fica aqui o meu muito obrigada a todos e pelo amor de Deus não brinquem, porque uma “gripezinha” levou meu coroa, meu melhor amigo.” Relata a viúva de Mauro, que também é técnica de enfermagem.

Vale destacar também que o irmão de Mauro, o Sr Magno, também elogiou a equipe médica de saúde mineira, relatando que a equipe de saúde de Minas oferece mais atenção aos pacientes, destacando ainda o colapso que o estado do rio vive hoje na área de saúde, fato que foi publicado ainda naquele domingo aqui no site Paulo Roberto da Rádio.

 

Um comentário sobre “DEPOIS DE MATÉRIA NA GLOBO NEWS, PREFEITURA DE MURIAÉ EMITE NOTA SOBRE SEPULTAMENTO DE VÍTIMA 1º CORPO VÍTIMA DE CORONAVÍRUS.

  1. Bom dia! A bem da verdade e da cidadania, resguardados o direito de todos os envolvidos, cabe, enquanto poder público constituído uma nota da Prefeitura Municipal de Miradouro, acerca do ocorrido. Ninguém está culpando ninguém. Foi uma situação extrema e inédita. Estamos todos aprendendo. Mas, por isso mesmo, não se pode furtar às explicações. Não auto-punitivas, a meu ver. Mas, para fins de ação enquanto gestora representante do município. Miradouro precisa se pronunciar. Do contrário, será omissão. E o gestor público não têm o direito à omissão, esteja certo ou indevidamente citado. Com os meus devidos respeitos. Atenciosamente. Nicélio do Amaral Barros (Professor e Mestre em Estado e Políticas Públicas pela UFES – Universidade Federal do Espírito Santo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *