EM IÚNA DO ESPÍRITO SANTO: IMAGENS DE SANTOS FORAM DESTRUÍDAS.

IMAGEN01IMAGEN011Lideranças e membros da comunidade católica de Iúna (ES) ficaram revoltados com a destruição de imagens e símbolos religiosos no espaço conhecido como Água Santa, que fica a três quilômetros da cidade.

Os atos de vandalismo foram descobertos ao amanhecer de quarta-feira, 15/07.
Ainda não se sabe quem foi o autor ou mesmo se havia mais de uma pessoa. O zelador chegou para trabalhar na manhã de quarta e notou que arrombaram o cadeado do portão de entrada e da capela. A pessoa derrubou uma cruz e quebrou o que encontrou pela frente, especialmente peças sacras: as imagens de Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia e Nossa Senhora de Lourdes (a maior) e de Santa Bernadete (a menor), que ficavam dentro de um vidro no meio de um pequeno lago.IMAGEN02IMAGEN022

IMAGEN3Também foram arrancadas fotos de devotos e outros objetos.
As imagens quebradas foram recolhidas para restauração.
A comunidade cobra das autoridades a apuração dos responsáveis pelos crimes de danos ao patrimônio público e de ultraje ao sentimento religioso (previsto no artigo 208 do Código Penal). O espaço fica fechado à noite e não tem câmeras ou outros dispositivos de segurança.
A Água Santa é um local de devoção e milagres, cuja água, a Fonte de Santa Luzia, segundo a crença popular, tem poderes milagrosos. IMAGEN4O começo de sua história se dá com a chegada do frei Bento di Genova, um frade capuchinho que no dia 01/01/1862 morreu sentado sobre uma pedra ali existente, que com o tempo tomou a fama de Pedra do Pecado.
Tem uma passagem estreita e dizem que só quem não tem pecados consegue passar pele fresta que existe entre a pedra e a rocha. Se os pecados forem muitos, a pessoa fica agarrada e será liberada somente com a presença de um padre.
O que aconteceu não foi somente a quebra das imagens, mas algo mais sério, que atingiu também a fé. As pessoas ficaram muito sentidas e indignadas em Iúna por conta da falta de respeito com o local de devoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *