TELEFONIA: CONSUMIDORES RECLAMAM DE SINAL. COBRANÇAS FALSAS E VAZAMENTO DE DADOS PESSOAIS DE CLIENTES.

“Sou de São Francisco do Glória e minha namorada mora no Capanema ( Fervedouro). E os moradores daquela localidade estão sofrendo com a falta constante do sinal da operadora vivo.
Eles pedem sua ajuda junto a vivo para selecionar esse problema.
Principalmente agora com essa internet rural piorou muito o sinal por lá”. Relata o morador.

As reclamações do sinal da Vivo e também da Claro tem sido bastante frequentes.

Os consumidores são obrigados a conviver com constantes ligações de planos de telefonia e de TV por assinatura, mas na hora de oferecer um serviço de qualidade, é só baixaria.

Consumidores devem ficar atentos também com constantes cobranças de boletos  inesistentes que se dizem ” Contas antigas do ano de 2019″, fato que eu como editor deste site vivi a cerca de 2 meses, tanto eu quanto o Marcio Prado fomos constantemente cobrados por ligações e até por email com envio de boletos falsos, usando dados como número de telefone e CPF, entre outras informações usando o nome da VIVO como cobradora.

Recentemente foi divulgada a notícia vazamento de dados de milhares de clientes,  onde a agência rádio 2, parceira de jornalismo da rádio Miradouro, destaca o cuidado com boletos falsos.

Tivemos conhecimento de que existem clientes sendo cobrados em boletos falsos usando o nome da Claro, por isso, antes de pagar qualquer boleto, verifique pra não dar dinheiro pra malandro. Aproveite e compartilhe esta reportagem, pois sabemos que o dinheiro anda difícil, não queremos que nossos internautas e amigos deem dinheiro para pessoas fraudulentas (estelionatárias).

VEJA:

   CUIDADO COM BOLETOS FALSOS

Os consumidores brasileiros precisam redobrar a cautela em períodos de grande movimentação no comércio, como é o caso desses últimos dias do ano.

O aumento do volume de compras em razão do Natal é um prato cheio para aqueles que não têm boas intenções.

Os criminosos apostam na desatenção das pessoas para tentar aplicar golpes.

E uma das maneiras bastante comuns são os golpes usando boletos falsos. Por isso, é importante recobrar os dois cuidados e adotar algumas medidas para não ser ludibriado.

Antes de efetuar qualquer pagamento, confira os dados do beneficiário do boleto.

Todos os boletos precisam ser registrados antes de ser emitidos, com CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor e também número do CPF ou CNPJ do pagador.

Se, na hora em que você for pagar, perceber que a conta em questão não pertence ao beneficiário correto, cancele a operação.

Não é recomendado imprimir os boletos recebidos por e-mail, por exemplo.

Isso porque muitas quadrilhas usam vírus de computador para adulterar o documento no momento da impressão.

Se precisar do boleto impresso, solicite ao emissor que o ele envie o arquivo no formato PDF, que é mais seguro.

Além disso, tenha sempre um antivírus atualizado no seu computador.

Uma das formas mais eficazes de evitar golpes é usar o DDA – Débito Direto Autorizado. Por esse sistema, o consumidor recebe a versão eletrônica de todos os boletos emitidos em seu nome.

Como o serviço pega as informações direto da Plataforma de Cobrança da Febraban, a Federação Brasileira dos Bancos, não há o risco de o documento ser fraudado por um golpista se fazendo passar por uma loja ou empresa.

Para usar o DDA, basta se cadastrar no banco ou nos bancos em que você tem conta e acessar os boletos diretamente nos caixas eletrônicos, nas plataforma do banco na internet – site ou aplicativo – ou até mesmo por telefone, na central de atendimento da instituição financeira, relata repórter Milena Abreu.

SOBRE O VAZAMENTO: 

Depois da revelação recente de que informações sobre o CPF de mais de 200 milhões de brasileiros vazaram na internet, um novo vazamento ameaça a privacidade e até mesmo a segurança da população.

Mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos.

Segundo a empresa especializada em cibersegurança que denunciou o vazamento, ao todo são 102.828.814 números envolvidos.

As primeiras suspeitas são de que as informações seriam de duas operadoras de telefonia, mas ainda não foi possível confirmar a origem do vazamento.

Os números de celulares acabam expondo outras informações como CPF, tipo de conta telefônica, minutos gastos em ligação pelos usuários.

Ainda de acordo com a empresa de cibersegurança, os dados são comercializados por hackers na deep web, ou internet profunda, a camada da internet onde ocorrem crimes, por cerca de 12 mil reais.

Lembrando que os dados obtidos ilegalmente são, geralmente, usado para a prática de fraudes.
Redobre os cuidados para se proteger contra eventuais transtornos.

Reforce as senhas em seus dispositivos móveis e contas como email, aplicativos de banco, mensageiros.

Sempre que possível, aabilite a função de autenticação de dois fatores, que cria uma camada extra de proteção.

Fique atento à movimentação em seu cartão de crédito, em sua conta bancária e, se receber cobranças, boletos, ligações de empresas e faturas, certifique-se de que são autênticas antes de realizar o pagamento ou fornecer informações. Relata a Agência Rádio 2, parceira da Rádio Miradouro.

 

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