CBA APRESENTA PROJETO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁBEL DE BAUXITA NA ZONA DA MATA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Sessão poderá ser acompanhada pela internet, rádio 94,7 FM  ou por ponto de transmissão em Pirapanema.

Nesta quinta-feira, 7 de outubro, às 18h30, será realizada audiência pública para apresentação do projeto “Produção Sustentável de Bauxita na Zona da Mata” da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que integra o processo de licenciamento ambiental de dez direitos minerários nos municípios de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre. A sessão é coordenada pela Superintendência de Projetos Prioritários (Suppri), órgão responsável pelo processo de licenciamento ambiental.

Devido à pandemia da Covid-19, todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do Programa Minas Consciente e da legislação municipal de Muriaé para prevenção e distanciamento social serão rigorosamente seguidas. Por isso, para garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos, bem como para evitar aglomerações, será realizada em formato virtual, com transmissão ao vivo de Belo Horizonte, e terá um ponto de transmissão em Pirapanema, com capacidade para até 50 pessoas.

A sessão será transmitida pela página www.cba.com.br/audienciapublica e Rádio Atividade de Muriaé (FM 94,7), que disponibilizará o telefone (32) 3729-7097 para que o ouvinte possa se inscrever para participar, de acordo com o rito estabelecido pela Suppri. O público também poderá se inscrever para pronunciamento via WhatsApp ou SMS (31) 9.9700-6400.

Para que todos possam acompanhar a audiência remotamente, a CBA está realizando treinamentos com as comunidades da área abrangida, avaliando o sinal de internet, apresentando o tutorial de acesso à plataforma onde será transmitida a audiência pública e oferecendo transporte para aqueles que, durante as abordagens, demonstraram interesse em assistir a audiência do ponto de transmissão.

Esse formato de audiência pública está regulamentado pela Deliberação Normativa nº 225 do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam.

O Projeto

O projeto “Produção Sustentável de Bauxita na Zona da Mata” apresenta os planos de atuação para os municípios, bem como o modelo de reabilitação de áreas mineradas, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que estabelece uma relação sustentável entre mineração, meio ambiente e agricultura. O projeto também destaca os programas socioambientais em prol das comunidades onde a CBA está inserida.

Este projeto visa a continuidade da operação desenvolvida na região. As áreas em licenciamento neste momento significam a manutenção das ações socioambientais e a continuidade da geração de empregos diretos e indiretos, com a consequente contribuição para a melhoria da produção agropecuária regional.

A CBA atua desde a década de 80 na Zona da Mata de forma ética e transparente, contribuindo para a autonomia dos territórios e a conservação do meio ambiente. A Companhia trabalha para ser referência em práticas ambientais, sociais e de governança e acredita na construção colaborativa de um futuro melhor e mais sustentável.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *