DOIS MIL E QUINHENTOS CANDIDATOS DISPUTAM AS ELEIÇÕES EM MINAS

Terminou nesta segunda-feira, 15 de agosto, o prazo para registro de candidaturas para as Eleições 2022. Em Minas Gerais, foram entregues 2.500* pedidos de registro para disputar as 53 vagas para deputado federal, 77 para deputado estadual, uma para senador e uma para governador. O número é 5,1% maior que nas últimas eleições gerais, em 2018, quando houve 2.374 candidaturas.

Confira a quantidade de candidatas e candidatos por cargo:
Deputado federal: 1.071
Deputado estadual: 1.382
Senador: 9 (com 2 suplentes cada)
Governador: 10 (com 1 vice cada)

Cada pedido de registro de candidatura será analisado pelo TRE-MG, que vai verificar o cumprimento dos requisitos de elegibilidade e se há alguma causa de inelegibilidade. Esse julgamento dos pedidos deve ser concluído até o dia 12 de setembro, 20 dias antes da realização do 1º turno, que está marcado para 2 de outubro.

O prazo é o mesmo para pedir a substituição de candidatas e candidatos nas chapas majoritárias e proporcionais. A substituição será possível em caso de renúncia, indeferimento, cancelamento, cassação do registro ou falecimento do titular. No caso de falecimento, a mudança poderá ser feita após o dia 12 de setembro. Vale ressaltar que todos os pedidos de substituição devem ser apresentados até 10 dias após o fato ou decisão judicial que a originou.

E se os partidos e federações não tiverem registrado o número total de candidaturas permitidas aos cargos de deputado federal (54) e estadual (78), poderão indicar candidatas e candidatos, em vagas remanescentes, até o dia 2 de setembro.

Fonte: TRE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *