A internauta Necely Rodriguês, moradora do córrego Bom Fim, em São Francisco do Glória, entrou em contato com o Paulo Roberto da Rádio na noite desta quinta, 08/09/22, relatando o drama que ela e sua família estão vivendo.
Ela afirmou que desde terça- feira, o moradores estão sem energia na propriedade,
” A gente tá perdendo leite, perdendo muitas coisas. Você sabe que as coisas não estão fáceis pra ninguém, perdi uns 5 Kg de poupa de frutas”
Ainda na noite de quinta, encaminhamos a solicitação da internauta para uma assessora da Cemig, ela que é sempre muito gentil, educada e atenciosa com nossos pedidos encaminhados em nome de clientes da Cemig, que nos afirmou:
“Paulo, a gente foi lá e conseguiu restabelecer energia pra metade dos clientes. A outra metade vamos restabelecer amanhã cedo, porque foi um cabo partido devido a um eucalipto que caiu na rede. Esse serviço de emendar o cabo na área rural a gente não consegue fazer a noite”.
No final da manhã desta sexta, 09/09/22, Neuceli voltou a afirmar que continuava sem energia e que esposo estava andando longe pra providenciar capim para não deixar o gado morrer de fome. Nós encaminhamos novamente para a assessoria, que me relatou:
Oi Paulo, boa tarde!
Eu já ia mandar mensagem pra você mesmo sobre esse caso. Mais cedo conversei com os técnicos sobre a situação do local e lá está mais complicado do que eles me falaram ontem.
Eles me disseram que estão cortando eucaliptos próximo a rede elétrica e por isso não estava adiantando a gente ir lá fazer os reparos que inclusive eles fizeram um Boletim de ocorrência sobre a situação.
Lá vai precisar levar mais gente e também motoserra pra conseguir consertar o cabo no local. Agora a tarde vai um técnico da Cemig mesmo, não empreiteira, vai verificar a situação pra vê se eles pararam de jogar eucaliptos na rede.
Nós questionamos à situação, afinal nem se pode plantar árvores próximo a rede elétrica.
Ela nos disse: “Pois é não pode, mas infelizmente é muito comum.
A gente orienta que se for cortar árvores próximo a nossa rede, avisar a Cemig antes. Pode acontecer acidentes também.
A gente está tentando resolver hoje, mas é provável que a gente só consiga resolver amanhã, infelizmente.
Assim que tiver mais informações, eu vou passando pra você.” Relatou ela.
Pelas informações colhidas junto a assessoria de comunicação da Cemig, realmente a empresa não tem muito o que fazer. Esta prática de plantar árvores próximas à rede de energia apesar de proibida, é registada como um problema pra várias concessionárias de energia no Brasil. Pior é que a Cemig quer resolver, mas a derrubada destes eucaliptos não pode ser impedida pela empresa.
Neuceni nos afirmou que quando plantaram esta moita de eucaliptos na fazenda vizinha, a rede elétrica da Cemig já estava lá.
Datafolha: Lula mantém 45%, e Bolsonaro 34%.