Professores e alunos na Igrejinha da Pampulha em BHIgreja Matriz de Santo Antônio. (Tiradentes-MG)Professores e alunos em frente ao Mineirão, próximo a Lagóa da Pampulha em BH
Os alunos, juntamente com a equipe docente da escola, tiveram a oportunidade de conhecer importantes cidades de Minas Gerais.
A Escola Estadual Capitão Roberto José Ferreira, do distrito de Macuco (Muriaé-MG), foi uma das poucas escolas públicas da região premiada nas 3 categorias existentes no Prêmio Escola Transformação 2022, do Governo de Minas. A escola utilizou o prêmio em projetos que podem transformar o aprendizado dos seus discentes.
No início de setembro, duas viagens foram realizadas e os destinos históricos escolhidos foram Tiradentes, São João del Rei e Belo Horizonte. Através destas jornadas cheias de sonhos, foi possível voltar repleto de conhecimento.
Os estudantes visitaram muitos pontos turísticos, fizeram um passeio no centenário trem Maria Fumaça, na ferrovia que conecta Tiradentes a São João del Rei, uma das principais atrações para quem visita essas duas cidades mineiras, além do conferirem de perto características arquitetônicas originadas do barroco, ricas igrejas e os exemplares mais expressivos da arquitetura colonial mineira.
Em Belo Horizonte, na capital de Minas Gerais, os alunos conheceram a Estação Ecológica da UFMG, área preservada como Patrimônio Cultural. Nas trilhas, os estudantes interagiram com o meio ambiente e foram estimulados a refletir sobre temas ambientais. Eles também passaram pelo Museu de História Natural da UFMG e Zoológico de BH.
Para o professor de história Guilherme Guimarães “foram dias de muita diversão e, acima de tudo, aprendizado. Através dessas visitas técnicas, os estudantes vivenciaram experiências que os fizeram “voltar ao tempo”, relacionando as características da vida cotidiana a sua temporalidade, relembrando o período do ciclo da mineração, a formação de nosso estado, destacando e conhecendo personalidades como o Alferes Tiradentes e o mestre Aleijadinho, além de se encantarem na área de ciências naturais no Museu da UFMG e o Zôologico de BH.”