O a que a imprensa mais teme é a volta da Censura, mas ela já se faz presente na imprensa brasileira. Conteúdos são retirados das redes sociais, empresas como a Brasil Paralelo, Jornal GAZETA DO POVO, TV JOVEM PAN.
Sob censura explicita, prévia, determinada pelo TSE, o que é proibido pela constituição federal, mas temendo ameaça de punições pecuniárias , tal fato, fez com que a apresentadora programa Pingos nos Is, Ana Paula Henkel, ao invés de falar sobre políticos criminosos, ou de juízes que agem fora da constituição, esta substituiu seus comentários por leitura de receitas de bolo, repetindo o que faziam na época da ditadura militar no Brasil
Ana Paula disse que a Jovem Pan está sob censura prévia, conforme editorial lido no início do programa pelo apresentador Vitor. Veja o programa e confira a censura:
A ABERT DIVULGOU NOTA DE REPÚDIO DEPOIS DESTE FATOS:
“A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) considera preocupante a escalada de decisões judiciais que interferem na programação das emissoras, com o cerceamento da livre circulação de conteúdos jornalísticos, ideias e opiniões.
As restrições estabelecidas pela legislação eleitoral não podem servir de instrumento para a relativização dos conceitos de liberdade de imprensa e de expressão, princípios de nossa democracia e do Estado de Direito.
Ao renovar sua confiança na Justiça Eleitoral, a ABERT ressalta que a liberdade de imprensa é uma garantia para o exercício do jornalismo profissional e do direito do cidadão de ser informado.” Relata a nota.