EDITORIAL SOBRE A CENSURA QUE A TV JOVEM PAN VIVE

Olha  gente, esta censura me faz lembrar de um tempo de censura que eu já sofri na antiga Rádio 98 FM em Muriaé, hoje afiliada Jovem Pan, onde trabalhei por cerca de 13 anos.

Aliás eu fui demitido dela por um certo diretor, que determinado  dia chegou na emissora, chamou meu programa de ridículo e disse que eu não entraria mais no ar nunca mais, pois o meu programa atrapalhava a rádio, só porque eu atendia os pedidos dos meus ouvintes, que pediam desde Amado Batista até variados louvores da música gospel.

Mas antes disso, eu vivi a Censura da parte de um outro diretor de programação, que simplesmente chegou e mandou eu assinar um termo de compromisso, limitando a 2 minutos a cada meia hora para mim atender aos meus ouvintes. Nesta época eu recebia muitas cartas da penitenciária Manoel Martins Lisboa, onde os presos mandavam cartas e também as famílias dos presos, onde elas se comunicavam, demonstrando suas mensagens de afeto e carinho. Este diretor simplesmente me proibiu de ler as cartas, dizendo que a rádio parecia uma rádio favela, alegando que presos estavam presos e que eles não compravam.

Esta censura eu rompi conversando com o diretor geral, pois eu era um grande vendedor de propagandas pra rádio e mostrei pra ele que os anunciantes querem é audiência, para que seus produtos sejam ouvidos e sua marca destacada. Eu disse a ele: ” Os presos não compram, eles estão presos, mas as famílias deles esparramadas  por toda a região, elas compram.”

Este diretor percebeu a minha grande audiência, pois o porteiro do prédio dele ouvia, a funcionária que morava na fazenda dele e a familiares da empresa dele também. Vários locais ele chegava e ouvia a rádio 98  ligada no horário do meu programa. Aí essa Censura caiu pelo ralo.

Mas trabalhar sobre censura é péssimo, é como se amarrassem os pés e mãos da gente.  Meu programa sempre foi assim voltado a atender e ouvir o  povo. Sem a participação do ouvinte o programa perde a graça.

Hoje estou na Rádio Miradouro e em mais 14 Rádios da zona da mata levando informação. Nos preocupa a presença da censura que a jovem Pan e outros canais de comunicação estão vivendo, logo num momento tão importante que é a eleição. O judiciário não censurou a Globo quando fez uma sabatina com Bolsonaro, que mais parecia um ataque de dois apresentadores que expunham o ódio em seus rostos e nas perguntas feitas, interrompendo o entrevistado a todo momento.

Agora, um candidato vai ao TSE e pede a Censura de veículos de comunicação, em plena campanha. Imagine o que ele fará se caso seja eleito. Aliás ele já disse que irá regulamentar ( controlar) a mídia, desde as redes sociais até ao Rádio, TV, Jornal.

Em países de ditadura é normal se censurar, é normal controlar, pois é preciso deixar um clima de que está tudo caminhando muito bem. Portanto se lá na frente vocês precisar de reclamar sobre uma falta de água ou água sem qualidade, os buracos nas ruas e no asfalto de rodovias, dependo, se a censura aumentar, pode ser que você não consiga reclamar, caso os veículos de comunicação estejam censurados.

Diante deste cenário de Censura prévia sofrida pela Joven Pan,  também a outros veículos, devemos mais do que nunca refletirmos, queremos um país sob censura ou sobre liberdade?

Pense bem, o voto é seu, o voto é meu, alguém pode até dizer que é secreto, mas vamos discutir que país nós queremos, pois o Brasil é a nossa Pátria, o Brasil é nosso,  vamos eleger quem irá comandar o país nos próximos 4 anos, valendo destacar que a maior parte dos senadores e deputados eleitos são do seguimento de direita e que defendem a liberdade de imprensa e de expressão, garantidos na constituição federal !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *