Energisa utiliza meteorologia para traçar planos de atuação no período chuvoso. Energisa está preparada para a chegada do período chuvoso. População também deve ficar atenta.
O Brasil é líder em incidência de raios no mundo, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com 100 milhões de descargas atmosféricas este ano. De janeiro a outubro, já foram registradas mais de 400 mil descargas atmosféricas na área de concessão da Energisa em Minas Gerais. No mesmo período, a região apresentou acumulados de chuva acima da média climatológica.
E as chuvas chegaram com força: é o que alerta o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE). A região Sudeste terá períodos mais intensos de chuva. “As chuvas no período da primavera geralmente ocorrem em forma de pancadas, que são aquelas chuvas fortes e relativamente de curta duração, por aproximadamente 45 a 60 minutos, e que podem vir acompanhadas de relâmpagos, rajadas de vento e ocasionais quedas de granizo”, explica a meteorologista Ana Paula Paes do ELAT/INPE.
Para se preparar para esta época do ano, além de treinar as equipes e atualizar o Plano de Contingência para Situações de Calamidade, a Energisa utiliza a meteorologia para traçar planos de atuação.
O gerente do departamento de Operações Victor Rispoli conta que ter conhecimento prévio da intensidade das chuvas e ventos é importante para preparar a estratégia adequada para diminuir os impactos na operação da Energisa. “Isso envolve desde a quantidade de colaboradores de plantão, no campo e no administrativo, disponibilidade de material para manutenções emergenciais e necessidade de veículos extras”, afirmou. Rispoli lembra que a rede elétrica está sujeita a intempéries, quase sempre causada por fatores externos, como ventanias e quedas de objetos e árvores sobre a rede que provocam o rompimento dos cabos de energia e queda de postes.
Rispoli destaca também o quanto é importante a atenção da população em adotar medidas de segurança em dias de chuva e tempestades com raios. “Os raios podem atingir diretamente as pessoas e imóveis ou por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Por isso, se perceber uma tempestade se aproximando, o recomendável é retirar todos os equipamentos da tomada e ficar em local seguro durante uma tempestade”. Ele recomenda um vídeo bem fácil para quem quer se proteger. O INPE também preparou um material de como de se proteger contra raios. Clique aqui e fique por dentro.
Serviço:
Em caso de cabos partidos e ocorrências de falta de energia, entre em contato com a Energisa, por meio dos canais digitais:
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Agência Digital: energisa.com.br
Atendente virtual (Gisa): www.gisa.energisa.com.br
Call Center: 0800 032 0196.