PLANTÃO DE NOTICIAS DA RADIO 87,9 ENTREVISTA O DOUTOR UROLOGISTA VICTOR SILVESTRE SOARES FANI.

87,9 12

DR VITOR SILVESTRE SOARES FANE, ELE  QUE É MÉDICO UROLOGISTA VAI TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE A SAÚDE DO HOMEM.saudedohomem

Quando o homem deve procurar o Urologista?

DR Vitor: O Urologista é o médico do homem , está disponível desde a infância, até a idade adulta. Se o indivíduo não tiver nenhum problema urológico obrigatoriamente a gente recomenda procurá-lo a partir dos 45 anos , com intensão de fazer prevenção do câncer de próstata. Mas o urologista ele atende o homem em todos os períodos da sua vida. Na infância quando a criança,quando a criança está com fimose. Quando entra na fase jovem, com as patologias relativas a atividade sexual. Calculo renal,  quando o indivíduo está entre os 20, 30,40 anos. Eventualmente mais jovens ou mais tarde. Mas obrigatoriamente a consulta com o urologista é a partir dos 45 anos.

Quais são os problemas mais enfrentados pelo homem na vida sexual?

Hoje em dia, as patologias mais comuns que a gente observa nos consultórios da região, é problema relacionado a calculo renal, nossa região é bastante quente, então isso faz com que a frequência de cálculo renal seja bastante comum. A prevenção contra o câncer de próstata faz com que  o diagnóstico da doença seja mais frequente,então a gente tem a impressão de que a doença esteja aumentando, mas na verdade a população que está envelhecendo, isso é uma coisa que trás o aumento do câncer.

E nos indivíduos mais jovens e alguns já entrando na terceira idade, as patologias de disfunção sexual (impotência sexual é o nome popular), e a procura para o tratamento nos consultórios é bastante alta.

Em alguns casos é preciso cirurgia para a retirada da pedra nos rins?

Sim, em algumas situações o calculo ele obstrui o canal entre o rim e a bexiga, fazendo com que aja dor e prejuízo no funcionamento renal, eventualmente é necessária uma cirurgia em caráter de urgência.  E quando a pedra está paradinha lá nos rins, dependendo do cálculo a gente tem que operar , porque aquela pedra pode prejudicar o funcionamento dos rins a longo prazo.

Sobre o pênis, muitos estão insatisfeitos com o tamanho e a largura. Em alguns casos como aconteceu em São Paulo, um jovem teria colocado um material sintético (silicone) no orgão para tentar aumentá-lo e acabou morrendo. O que podemos falar para o homens para deixá-los mais tranquilos neste quesito?

Esta questão de tamanho do pênis que a gente considera como sendo um micro-pênis, é um pênis que ele tem que ser menor  do que 8 centímetros. O tamanho médio do pênis  rígido da população masculina no Brasil é entorno de 11 a 13 centímetros. O objetivo do Pênis é fazer com que o indivíduo tenha capacidade reprodutiva, então essa é  a função dele. Do ponto de vista de prazer, relacionado a sexualidade, isso é uma coisa muito peculiar ao casal. Cirurgia então procedimentos pra aumentar ou alargar o pênis são todas muito questionadas . Essa situação aí de preenchimento é desaconselhável do ponto de vista médico. Não existe nenhuma recomendação no Brasil a respeito disso, e infelizmente esse sujeito que se sujeitou a isso lá no interior de São Paulo, ele teve a infelicidade de um quadro infeccioso e veio a falecer.

Pra aumentar o tamanho do pênis o que que a gente reconhece como aceitável? São dois procedimentos: 01- Eventualmente o indivíduo de a falsa impressão de que o pênis é pequeno,porque? Porque ele tem um acúmulo de gordura na região pubiana. O que é a região pubiana? É uma região que encontra-se na base do pênis, você apalpa entre o pênis e a região abdominal  onde tem um ossinho no final da barriga, aquilo dalí é a região pubiana. Se você apalpar aquela região próxima ao pênis , você percebe que ele fica mais evidente. Então existe uma lipoaspiração que se faz naquela região, fazendo com que o pênis fique mais nítido.

Existe o procedimento número 2-  que é outra alternativa, é um procedimento pra soltar um ligamento que suspende o pênis , o seja o pênis fica solto, ele não fica preso na parte óssea, na região pubiana e faz com que ele fique mais cumprido. Esse tipo de procedimento faz com que o indivíduo aumente o tamanho do pênis, só que ele  não consiga deixa-lo muito ereto, fica rígido mas apontado pra baixo, ele não fica pra frente ou pra cima, digamos assim.

Mas para a satisfação da mulher, 11 a 13 centímetros já seria o suficiente?

Sim, sim, muito se fala quando fala em satisfação, mas o tamanho em sí ele acaba não sendo tão importante quanto a espessura tá ok. Então o normal na população brasileira é uns 11 a 13 centímetros, e as pessoas devem se contentar com o tamanho do seu pênis, desde que isso não seja problemático com a parceira.

Sobre crescimento, até que idade o orgão genital masculino tem crescimento ?

Olha ,ele começa a crescer principalmente depois da puberdade, e ele se estende até o final dela, em torno de 18 e 21 anos. Depois desse período ele fica parado, não mais cresça. Encolher também não é uma coisa comum,  a pessoas que dizem: Ah, tô envelhecendo e ele está encolhendo!!! Não, ele para de crescer e não encolhe.

Que alimentos doutor Vítor o homem deve evitar para não ter problemas sexuais?

Assim, em relação a alimentação, o que é comprovado é que distúrbios metabólicos, relacionados a aumento de colesterol,triglicerídeos, eles podem dificultar a ereção do indivíduo. Basicamente são alimentos gordurosos, gordura vegetal ou animal, elas são prejudiciais quando consumidas em excesso , ou quando o indivíduo tem algum distúrbio que não consegue metabolizar aquilo de forma satisfatória.

Outro alimento seriam os açúcares, porque a glicose aumentada no indivíduo que não pode se alimentar de  glicose, por conta do diagnóstico de diabetes, faz com que seja crucial para o desenvolvimento da disfunção erétil. Se eu puder dar um conselho para o homem que deseja manter a saúde sexual por mais tempo principalmente pra evitar o tabagismo. Esse é o maior vilão do homem na área sexual é o tabagismo, acompanhado da diabetes, pois o paciente que tem ela se não se controlar bem ele vai ter disfunção erétil mais precoce. E do contrário infelizmente é o cabelo branco,  o envelhecimento, e com o tempo uma hora a gente tem que pendurar a chuteira.

 

Sobre vasectomia, ela tira o apetite sexual do homem, isso é mito ou verdade?

A vasectomia é um procedimento que tem como objetivo bloquear a passagem do espermatozoide para o testículo , até lá no canal da uretra , onde sai o ejaculado quando a gente tem a relação sexual. O que sai  do testículo representa só 5 %  do volume que a gente ejacula. A vasectomia além de não causar nenhum tipo de impotência, ela não causa diminuição significativa no volume ejaculado, é um procedimento seguro, com uma eficácia muito boa, e que ao meu ver em relação a ligadura tubária  é muito menos  inócuo para o homem do que a mulher submeter a um procedimento desse tipo. Ela é uma alternativa muito boa para se evitar de ter filhos, sem nenhum inconveniente mais sério.

E ela pode ser revertida doutor Vitor?

A reversão da vasectomia é possível sim, mas a gente não deve faze-la pensando em reverter depois, porque a chance da gente obter sucesso na realização da vasectomia infinitamente maior do que na reversão. A reversão ocorre com sucesso em mais de 50% quando ela é realizada até 5 anos, e isso vai reduzindo a chance de dar certo a partir de 5 anos. Pacientes que fizeram a vasectomia a mais de 10 anos o índice de sucesso não é tão satisfatório, mas é possível. O procedimento é feito por uma microcirurgia e a gente faz esses procedimentos aqui em Muriaé. As pessoas interessadas aqui na região a já está fazendo a cirurgia de reversão.

Quem deseja realizar uma consulta com o Doutor DR VITOR SILVESTRE SOARES FANE, pode  procurá- lo onde?

Paulo eu agradeço a oportunidade, eu me encontro aqui em Muriaé, no edifício das clínicas, em frente ao Hospital São Paulo, sala 101, o telefone é o  32-3721-4111, Obrigado, e espero que as informações tenham sido úteis e um abraço pra todos de Miradouro e região.

Nós é que agradecemos , e teremos o Doutor  em outras oportunidades aqui, tirando dúvidas do povão. Quem tiver alguma pergunta a fazer para o doutor, pode enviar em forma de comentários aqui no site, que em breve ele dará mais esclarecimentos aqui. 

CONFIRA ESTA ENTREVISTA  NA RÁDIO MIRADOURO, 87,9 FM , REPRISE NESTE DOMINGO AS 11:30 NO PLANTÃO DE NOTICIAS atendendo s pedidos, APOIO CULTURAL DE LOJA CELICUNHA, CALÇADOS E CONFECÇÕES.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *