O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) conseguiu na Justiça, em 27 de janeiro, a condenação do homem apontado como sendo um dos autores da tentativa de roubo e de assassinato contra um policial militar no dia 11 de abril de 2022, na rodovia que liga Ubá a Visconde do Rio Branco, municípios da Zona da Mata. Pelo crime de latrocínio tentado, o criminoso foi condenado a 12 anos de reclusão, em regime fechado. Atualmente, o homem encontra-se preso.
Relembre o caso
No dia 11 de abril de 2022, criminosos tentaram assaltar duas pessoas que conduziam motocicletas na rodovia que liga Ubá a Visconde do Rio Branco. Uma das vítimas, policial militar, reagiu ao assalto e trocou tiros com os criminosos. A ação resultou na morte de um dos assaltantes e em ferimentos graves no policial militar, que foi atingido no abdômen e nas mãos e teve de passar por cirurgia de emergência.
Após trabalho investigativo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Zona da Mata, o indivíduo apontado como sendo um dos executores dos crimes foi preso preventivamente e denunciado pela prática dos delitos. Para a prisão do criminoso, no dia 10 de junho de 2022, o Gaeco realizou a operação Filhos de Minas, que cumpriu mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Ubá, contra o indivíduo.
Segundo o promotor de Justiça Breno Costa da Silva Coelho, do Gaeco da Zona da Mata, atentar contra a integridade física e a vida de um policial, que, sob permanente risco, atua diuturnamente e incessantemente para garantir a segurança da população, movido pela sublime vocação ao sacrifício, revela conduta censurável, merecendo uma eficaz, equilibrada e contundente ação do Estado, como ocorreu no caso investigado.
As informações são da Gaeco Zona da Mata