Faleceu aos 76 anos, nosso querido amigo de rádio, grande comunicador Luis Carlos Montenário, carinhosamente chamado durante o programa Jornal da Cidade, da Rádio Jornal AM de Leopoldina como Monté . Ele nasceu em 16/08/1947 e iniciou sua carreira na rádio Sociedade Leopoldina, em 1960.
Montanário era um dos mais tradicionais radialistas do rádio na zona da Mata Mineira. Mesmo tendo problemas de visão, atuou no rádio por aproximadamente 50 anos. Nem mesmo a pandemia de covid 19 o fez ficar distante do rádio, ele fazia as suas participações no jornal através do telefone.
Montenário realizou durante muitos anos, campanhas de solidariedade, mobilizando ouvintes e comerciantes que levavam para a casa dele doações de roupas, alimentos e outros. Ele foi durante muitos anos a mão amiga do povo de Leopoldina, em épocas que não existiam programas sociais como bolsa família, a apoio do radialista era pra muitos o único apoio. Se fazia filas na porta da casa dele, tanto pra doar, quanto pra receber doações.
Ele sofria de alzheimer, tendo a doença se agravado nos últimos 2 anos, sendo necessário o seu afastamento da rádio, devido aos esquecimentos provocados pela doença. Ele recebia os tratamentos mais avançados para a doença.
Montenário apresentou também por muitos anos, um programa de domingo, ” Domingo alegre” onde entrava no ar por volta de 04:00 da tarde e seguia por horas da noite de domingo, sempre fazia questão de atender seus ouvintes ao vivo, tratava cada um como um amigo, ou uma amiga, quase que um membro da família. recebia este mesmo carinho da parte de todos eles.
“A imprensa leopoldinense está de luto neste sábado. O radialista Luiz Carlos Montenari, uma referência no rádio, infelizmente, nos deixa. Meu sentimos aos familiares e amigos” Disse o prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz.
Ele sempre fazia uma mistura de programa musical, com atendimento do ouvinte, mesclado a notícias. Chamava o repórter Paulo Roberto , editor deste site com muito respeito pelo nosso trabalho como repórter dos repórteres.
Montenário era uma pessoa alegre, alma leve e ajudadora, uma grande amigo de cada um dos companheiros, tinha o respeito de todos, tanto dos ouvintes, companheiros e anunciantes da rádio, pois tratava cada ser humano com respeito e amizade. Um grande fenômeno de audiência, um ser humano maravilhoso, que mesmo diante de suas limitações, nunca permitiu que elas fossem desculpas pra não fazer nada em prol das pessoas. Era uma máquina humana de alegria e companheirismo.
Por muitos anos ele foi a voz do povo no rádio, deixando sua grande contribuição para o respeito e a admiração e construção da história do rádio na zona da mata mineira.
Vá em paz Monté, que Jesus te receba de braços abertos!