Uma ação célere da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) resultou na prisão de um homem, de 56 anos, nessa terça-feira (26/12). Suspeito de abusar da filha durante quatros anos nos Estados Unidos da América (EUA), onde morava com a família, ele estava foragido e foi preso por estupro de vulnerável na cidade mineira de Itinga, no Vale do Rio Doce.
A PCMG foi acionada pela Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e pela Polícia Federal (PF), por meio da Interpol, em julho deste ano, quando a equipe da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) iniciou os levantamentos para localizar o suspeito, que era procurado pela polícia dos Estados Unidos.
Segundo a delegada Larissa Mayerhofer, titular da Depca, o investigado teria abusado da filha, hoje com 15 anos, nos EUA. “Tinham sido expedidos, em dois estados americanos, Massachusetts e Rhode Island, três mandados de prisão em desfavor de um cidadão brasileiro que, em tese, molestou a filha dele desde os 10 anos dela”, explicou.
A delegada acrescentou que, além dos abusos, o pai também coagia a vítima. “Ele ameaçava a filha, tanto que a mãe não tinha conhecimento desses abusos. Ele dava presentes e dinheiro para a vítima como forma de silenciá-la e até também desacreditá-la”, frisou.
Fuga e captura
De acordo com Larissa, como as providências foram adotadas pela Justiça americana, com a menor e a mãe sendo ouvidas e os relatos contundentes no sentido de que houve o estupro, o homem fugiu. “Em abril de 2022, ele volta para o Brasil, querendo garantir a impunidade dele, só que foi feito esse contato via Ministério da Justiça, Interpol e PF, e toda documentação começou a chegar para gente. Em julho de 2023, instauramos o inquérito policial e representamos pela prisão preventiva dele. Uma investigação feita com inteligência policial que efetivou a prisão do alvo”, considerou.
O delegado Diego Lopes, da Depca, informou que o suspeito teria ido para a cidade de Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce, onde a equipe da PCMG deflagrou a operação para cumprir o mandado de prisão preventiva requerido nos autos do inquérito da Polícia Civil. No entanto, o homem tomou conhecimento do mandado em aberto e fugiu para Itinga, onde foi encontrado. “A fuga é algo reincidente por parte dele, que tentou de todas as formas evitar a aplicação penal. Além de fugir da Justiça americana, ele também tentou fugir da Justiça brasileira”, relatou o delegado.
Com a Embaixada norte-americana, a equipe da Depca se deslocou para formalizar a prisão do alvo, que já se encontra no sistema prisional. “Ele estava em fuga há um ano e meio e foi localizado na casa de uma tia. Agora ficará preso no Brasil e vai responder diante das leis brasileiras, enquanto a mãe, que é brasileira, e a filha, nascida nos EUA, permanecem lá”, concluiu a delegada Larissa.