Ela mora numa propriedade rural chamada fazenda Boa Vista,na cidade Mineira, a pequena São Francisco do Glória, na zona da Mata , sendo cuidada pela dona Custódia que é uma de suas noras, nós perguntamos a ela se dá trabalho este cuidado?
“É trabalho dá sim, mas não é tão difícil também não, é gratificante” Disse Custódia.
Nós observamos que a casa tem muitas escadinhas de um cômodo ao outro, ela anda sobre estas escadas?“Sobe e desce com 111 anos de idade, e faz muitas coisas ainda, lava algumas peças de roupas suas, ela costura, corta as roupas dela, imbanha, faz vestidos, e nunca usou óculos, e enxerga e ouve muito bem. Com 109 anos ela levou um tombo e quebrou o fêmur. Graças a Deus em menos de um ano ela estava andando de volta. Foi a partir daí que ela se tornou evangélica, frequenta a igreja Evangélica Assembléia de Deus.”
O pastor dela Augusto falou com o Paulo Roberto da rádio e nós perguntamos pra ele se ela é uma ovelha que dá trabalho?
” Há seis meses eu estou pastoreando a Igreja Assembléia de Deus, ministério de Caratinga em São Francisco. Ela não dá trabalho, sempre dá prazer pra nós.”
Vocês buscam ela pra ir na igreja a uns 5 Kms na cidade, quando você tem autorização para não virem buscá-la?
“Sim, buscamos, mesmo quando tá frio ela vai na igreja, Dona Germana mesmo pediu pra não deixar de buscar ela por causa do frio, só se não buscar que ela falta, quando tá chovendo e dá barro na estrada que não tem jeito de vim aqui. Se depende-se da vontade dela a gente vinha também”
Dona germana falou conosco, é 111 anos mesmo? E qual o segredo pra viver tantos anos? Como a senhora convive com o povo?
” É. O segredo é Deus. Eu não fico nervosa, pode tentar me matar de raiva que eu não fico nervosa. Deixar de falar eu não deixo não. Mas eu falo, e fico satisfeita.”
Muitas vezes quando a senhora vai falar da sua história acaba chorando?
“É eu choro, eu alembro dos meus parentes que já morreram, filhos, um filho que no dia dos anos meus ele fazia igual tá aqui hoje (festa). Eu alembro dele, era mau criado mas era bom. Eu quebrei o fêmur, quebrei um dos braços, quebrei a perna, um negócio ainda tá na perna (platina). Mas não tem sofrimento não, Deus me deu a vitória, eu tô caminhando de pé ainda, com bengala mas eu caminho. Me tornei evangélica a pouco tempo, eu só ficava dentro de casa antes, agora eles vem me buscam, acaba o culto eles me trazem em casa, e eu tô muito feliz.”
Ela ainda me perguntou se eu morava em Miradouro e ficou feliz de saber que nós estávamos cobrindo sua festa de aniversário e disse ” minha foto vai correr o mundo através da internet”.
Nossa conversa foi rápida, logo depois de um culto abençoado apresentado pelo Pastor Augusto e que teve a participação do pastor Joaquim da regional, e a presença de uma caravana da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Miradouro da rua do “Quiabo” (rua Marechal Floriano Peixoto) que enfrentou muita poeira junto com o Paulo Roberto pra participar do culto e ao final saboreamos um delicioso bolo com refrigerante it.
Já está agendada uma nova visita, onde ela falará mais sobre sua história. Ela gerou 8 filhos, dos quais hoje tem 5 vivos, tendo 23 netos, 16 bisnetos e 4 tataranetos. Parabéns Dona Germana de Jesus, 111 primaveras.