MÉDICO UROLOGISTA CONCEDE ENTREVISTA IMPORTANTE FALANDO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM.

DR VITOR2

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA, CLIQUE NO PLAY A SEGUIR.

O Paulo Roberto da Rádio esteve em Muriaé conversando com o doutor Victor Fany, ele que é médico urologista em Muriaé. E nós falamos com ele sobre o tema higiene pessoal,  mais particularmente da parte íntima do homens (pênis).

“Fico feliz em prestar esclarecimentos para a população de Miradouro e região.” Disse Dr Victor Fani.

Dr, muitas vezes nó s estamos acompanhando uma partida de futebol,  ou conversando com algum amigo e de repente ele enfia a mão dentro da calça. Isso é higienicamente correto?

“Higienicamente isso não é uma coisa muito adequada. Talvez por uma necessidade do  indivíduo, as vezes tá com uma coceira, ou um desconforto, ele pode fazer isso, mas o ideal é que ele faça por cima da roupa e não pela parte interna. Se alguma coisa está incomodando bastante, que ele vá ao banheiro, faça a higiene das mãos e depois ele verifique o que está acontecendo e possivelmente após investigar, e da mesma forma que ao urinar, o correto é que a gente lave as mãos antes de urinar, ou antes de mexer nas partes íntimas o recomendável é que se faça a higiene das mãos, desta forma fica tão higiênico para você porque está se cuidando,  e quando você vai cumprimentar alguém. Isso é o correto.”

Dr e quando você está conversando com alguém, e a pessoa vai e enfia o dedo no nariz, e depois quando pensa que não ela vai e coloca a mão dentro da calça. Alguém pode até dizer, “mais o nariz é meu!” Como é que fica?

“Rsrs,  Não é a coisa mais adequada,  é aquilo que eu já falei, quando voc~e vai urinar deve lavar as mãos pra proteger seu amigo, pra que ele não pegue nenhuma doença. Até pra que se você tiver alguma doença na parte genital você não passe pra outra pessoa ao cumprimentar. E pra você evitar qualquer tipo de constrangimento, deve-se evitar de ficar coçando ou colocando as mãos na parte genital. Se for coçar, que seja de forma discreta pelo lado de fora por cima das roupas, e se for coçar não convém colocar o dedo no nariz rsrsrs “

Pode passar alguma bactéria do nariz para as  partes íntimas?

“Com certeza a gente tem que tomar cuidado com isso daí. Existem algumas bactérias e até mesmos alguns vírus que são transmitidos da região oral, da pele para a região peniana. O principal germe que acomete o pênios e que pode ser adquirido da cavidade oral é o herpes,  que é uma doença sexualmente transmissível. Mas o Herpes oral  ele pode acometer o pênis também.  O que é o Herpes?

Ele  é aquelas bolinhas  que dão no canto da boca,  que costumam estourar e causar um tipo de dor e ardência, e  acomete o pênis da mesma forma. Muitas vezes o indivíduo ele é portador do vírus, ele não manifesta  a doença, e evidencialmente ele manifestar no pênis, na mulher também. Quando se manifestam o ideal é que se procure um médico e faça o tratamento. O mau hábito de higiene pode ser um dos causadores.  O principal causador deste vírus é a atividade sexual habitual ( sexo pênis – vagina). Porém pode ser adquirido também pela prática do sexo oral.”

Poderia se dizer  que a pessoa tem uma herpes na boca e passando as mãos na parte íntima ela poderia contaminar este local com o vírus da boca?

“É comprovado que o sexo oral ele transmite o vírus para a região genital. Da mesma forma que a pessoa pode passar a mão na boca e passar para o pênis,  de fato que não existe nenhum estudo, mas a lógica  diz que sim.”

As vezes a gente vai no mercado e vê uma montueira de sabonetes íntimos para as mulheres, e para os homens,  não existe, qual seria o produto ideal para o homem se limpar?

“O produto ideal  é água e sabão mesmo. Não  existe nenhum sabonete íntimo específico para o homem não. Em relação a higiene no pênis ela é muito importante.  Infelizmente não é todo indivíduo que tem este cuidado com o pênis. Isso acarreta uma doença que é pouco comum , as doenças oncológicas, (os cânceres, que é o de pênis). Este tipo de câncer ele ocorrem em 2 % da população. Em alguns estados do Norte e Nordeste do país ocasionar quase 5 % no homem, isso no Brasil representa amputação, ou seja a retirada total ou parcialmente do pênis de 1000 casos anual no Brasil.

Isso tem sido causado por falta de higiene no pênis. Sendo que a principal dificuldade de se fazer higiene no pênis se deve a fimose, muitas vezes as pessoas pensam que ela é uma pelinha que fica na parte de baixa do pênis, mas  que na verdade não é.  Fimose é a incapacidade de expor a glande (cabeça) do posto de vista médico quando não se expõe se diz que é fimose.  Esta incapacidade de se expor esta região  e se fazer a higiene com água e sabão, faz com que haja uma substância chamada esméguima (cebinho branco, que cheira mau). Então o indivíduo tem que fazer a higiene,tem que por a glande pra fora (cabeça do pênis). Tem que fazer a limpeza diariamente, tomar banho todos os dias, fazer esta higiene é importante. Muitas vezes a presença da fimose pode ser o vilão da história.

Sobre a operação da fimose o ideal é que ela seja na infância. O indivíduo que operou na adolescência  e idade adulta, ele tem chances de ter câncer igual a quem nunca operou a fimose.O ideal que que quando haja necessidade de operação se faça isso até aos 12, no máximo até aos 14 anos de idade para que isto seja resolvido e que haja a possibilidade da higiene.”

O que é recomendável para o homem após a intimidade sexual ? Muita gente depois vira, deita e ronca?

” Não é correto não porque, a relação sexual ela envolve a vagina, e dentro dela  existe um muco (líquido) que é para proteção do organismo. São bactérias, lactobacilos, bacterioides,  vários micro- organismos, e também fungos.  O principal deles é a tal da Candida  que acomete a região genital. Ela está lá na vagina, serve para evitar que bactérias, principalmente aquelas que vem do intestino elas invadam o canal da urina da mulher que é bem curto em relação ao do homem. Então as infecções urinárias seriam muito mais frequentes do que já acontecem com as mulheres se não houvesse estes micro- organismos.  Eles defendem contra infecções na vagina,  no canal da urina. Então quando o estes micro-organismos entram em contato com o pênis durante a atividade sexual tudo bem. O que não pode é durante a intimidade sexual acontecer um micro trauma no pênis, que o indivíduo não verifica, e quando ele vai dormir e não realiza a higiene, fica aquele monte de micro- organismos agarrados ali no pênis. O principal agente que se aproveita desta história é a candida. É uma doença chamada candidíase ( um fungo).  É uma vermelhidão  na glande ( cabeça), no prepúcio que é um corinho que o pessoal diz que cobre a cabeça, ela fica vermelha, arde, fica com uns rachadinhos, fica produzindo um cebinho com um cheiro mais forte. Depois normalmente aquilo começa a produzir uma quantidade maior, e ao fazer a penetração na mulher e acaba fazendo com que a produção de fungos na mulher seja aumentada. É comum o  homem procurar o médico vai lá e trata, mas tem que tratar a mulher também. Se não durante a relação sexual a mulher passa pra ele novamente. O ideal é tratar o casal.

Está é uma doença decorrente da falta de higiene após relação sexual. O correto é que se não dá pra tomar um banho, pelo menos lave o pênis, fazendo a higiene com água e sabão. Enxugar é muito importante, pois a glande tem uma pele que cobre a cabeça, se você  deixar líquido ali dentro, ele fecha e a umidade favorece o fungo também.”  

Pra gente finalizar, aqui na  nossa região existem casos de pessoas que tem que amputar o popular “bilau”. Isso acontece?

A minha formação é em São Paulo e em 3 anos que eu morei e trabalhei em São Paulo, uma cidade com cerca de 20 milhões de pessoas ao redor do hospitais de lá. Em 3 anos se eu não me engano foram 12 casos de câncer de pênis num hospital da grande São Paulo. Não é o único hospital de São Paulo, mas de referência de alguns milhões de habitantes. Em todos os casos teve que cortar.

Aqui em Muriaé, eu trabalho na fundação Cristiano Varela atuando nesta área que eu me dediquei pra cuidar deste tipo de câncer. O fato é que a nossa média de casos é de cerca de 10 por ano, representando 1 % de casos no Brasil.”

Em Muriaé acontece de ter que amputar também?

” Sim, principalmente em casos de pacientes da área rural,  com baixo nível de instrução.  Comum em Muriaé, Cataguases, leopoldina,  Ubá, Miradouro, em todas estas cidades aqui da região existem casos.  É bastante triste para o paciente pela  mortalidade, bastante triste por  conta da mutilação que ele tem que ser submetido. Mutilação do pênis ( corte em parte ou total) nunca é bem vista para os pacientes, é sempre muito traumático. O tratamento é o bisturi mesmo, tirar um pedaço dele ou totalmente. Alguns pacientes não aceitas, mas as vezes a dor ou o cheiro, a gravidade da doença. Eu fico muito triste pelo paciente, mas sabendo o que é necessário a gente persiste no procedimento correto. Não existe outra alternativa.  A alternativa é água e sabão enquanto não tem nenhum machucado ou lesão cancerígena. Depois que se desenvolve é só o cortando mesmo. Limpar corretamente e  nada de ficar enfiando a mão durantes as peladas de futebol aí”!! rsrs “

Afinal de constas está mexendo na parte  que determina ele como homem realmente.  Então homens, quem tem o seu que se cuide. Deixamos o doutor pra suas considerações finais.

“Eu  agradeço pela oportunidade. As informações são simples,  mas de grande relevância. estamos falando aqui de saúde, sem que se necessite de gastos extras, é só água e sabão.  E também sobre o tratamento da fimose numa idade adequada previne  o câncer de pênis, uma doença que  quando o paciente chega no hospital pra gente tratar é mutilante para ele. Um doença pode matar rapidamente: 1 em cada 2 pacientes em até 1 ano e meio.

Pra quem precisar de atendimento médico eu  atendo no Edifício das Clínicas em frente ao hospital São Paulo, sala 101. Telefone : (032) 3721- 4111. Um abraço a todos de Miradouro e região.”    drrubenstopo

Um comentário sobre “MÉDICO UROLOGISTA CONCEDE ENTREVISTA IMPORTANTE FALANDO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM.

  1. Excelente dicas sobre a candidíase, estava procurando maiores informações e foi aqui no seu blog que encontrei, muito obrigada pelas dicas, vou começar a colocar em prática para começar o meu tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *