MORRE UMA CENTENÁRIA DE MIRADOURO, DONA VERIDIANA MARIA DE JESUS.

centenaria                                   Foto gentilmente cedida pela Berenice- neta da dona Veridiana.  

Faleceu nesta sexta feira, 25/08/17, a centenária, dona Veridiana, popularmente conhecida por dona Nenem, aos 103 anos de idade.  Ela foi uma das entrevistas do Plantão de Notícias da Rádio Miradouro FM, numa série de reportagens com as pessoas mais experientes, que relatou ao Paulo Roberto da Rádio um pouco de suas lutas, vitórias e dificuldades enfrentadas durante estes anos, criou 8 filhos, com orgulho ela destacou que tinha 22 netos, 24 bisnetos e 1 tataraneta .

Foi durante uma tarde, quando chegamos procuramos quem era a senhora que tinha 103 anos, no meio de tantos  parentes, a senhora que nasceu em 1915. ” Criei minha família com muita dificuldade,  e tô aí vivendo” Disse ela, na época tinha 102 anos.

Perguntamos para ela qual era o segredo de viver tantos anos, ela nos disse que era trabalho, desde nova pegou na enxada, na foice, e sempre trabalhou muito, roçava pasto, trabalhava nas lavouras de café, fazia todo trabalho no campo. Afirmou que a sua época de jovem era de muito esforço, começou a trabalhar com 8 anos de idade, e que nos velhos tempos, o meio de transporte era o cavalo, e mesmo assim, quase ninguém tinha, que tivesse cavalo era rico, todo mundo usava a viação canela para se locomover . Disse também que não guardava raiva e mágoa de ninguém.

Sobre o namoro, nos tempos antigos a moça ficava distante do namorado, e que era a moça na porta da sala e o rapaz sentado na sala, ao lado do sogro. O pai ficava de olho. Ela se casou aos 26 anos de idade, com um homem bom e trabalhador.

Sobre a água: “Era muita água, dava mina pra tudo quanto é lado. Chovia muito mais do que hoje em dia. A natureza  tá indo embora com o homem.”

Comida: “Era feijão com arroz, angu mesmo, a carne passava longe, o arroz era só dia de domingo,  dia de semana era  canjiquinha, mingal de couve. O povo hoje tá numa situação bem melhor. Nosso Deus, o povo hoje tá tudo rico.” A filha Rita, aos 58 anos de idade, disse que muitas vezes um pedaço de rapadura na boca servia de comida. “Hoje a gente tem tanta coisa boa e não pode comer, porque hoje tenho diabetes. Nós já comemos muito inhame, é o que o pessoal mais comia, me lembro uma vez que nós não tínhamos o  que comer, a mãe arrancou e preparou um inhame chamado macaquim, nós comemos, mas ardeu nossa boca tudo ”  

Estudo: Ela não estudou, pois o pai não aceitava que os filhos não ajudassem na roça.

Achegada do rádio: Foi uma alegria para o povo. Quem gostava agora tinha o que assistir. Sobre a chegada da televisão ela não se recordava muito bem.

Aos 102 anos, ocasião da entrevista ela andava dentro de casa, só mancava um pouco de uma perna que ela teria quebrado o fêmur, mas sempre andava. Estava com a mente ótima, sorridente, enxergava bem, e ainda fazia questão de fazer o café para a família.

A filha de Veridiana, a dona Maria Rosa também falou um pouco  sobre a vida da mãe e da família. Na época aos 60 anos de idade, contou que a mãe conseguiu se mãe novamente ainda aos 55 anos de idade, e que ela saiu de casa e trabalhou em São Paulo  e mandava uma ajuda financeira para ajudar a mãe a cuidar das crianças, seus irmãos.

Na ocasião encontramos também  a caçulinha de Veridiana, com 47 anos, ela disse que a mãe sempre cuidou dos filhos com todo o carinho. .        DAQUI A POUCO MAIS DETALHES . A RÁDIO MIRADOURO FM VAI REAPRESENTAR ESTA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA NESTE SÁBADO, A PARTIR DO MEIO DIA.   

NOTA DE FALECIMENTO:

luto-rosa-brancaOs familiares de Verdiana Maria de Jesus, cumprem o doloroso dever de comunicar o seu falecimento. E  convidam parentes e amigos para o seu sepultamento.
O corpo esta sendo velado na capela da Pax Jose Schittini de onde sairá neste sábado às 13:00 horas para o sepultamento no cemitério de Miradouro.
Noticiamos com pesar o falecimento de Verdiana Maria de Jesus, mais conhecida por dona Nenê.

INFORMOU O PLANO PAX JOSE SCHITTINIpaxtopo

3 comentários sobre “MORRE UMA CENTENÁRIA DE MIRADOURO, DONA VERIDIANA MARIA DE JESUS.

  1. Me explica por favor, foram 100 pessoas que morreram em Miradouro ou foi uma centenária de MIradouro que morreu????????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *