A PHARMÁCIA POPULAR de Miradouro, MG, com 105 anos na história de Miradouro e região, servindo a população da cidade e região, reinaugurou suas novas instalações nesta segunda feira, 09/04/18, depois de uma reforma, de realçou a beleza dos móveis antigos, modernizando o espaço, sem danificar ou esquecer das memórias do passado.
Dezenas de amigos e clientes estiveram presentes, entre eles os proprietários Rogério acompanhado do pais Antônio Neto Valentim e Cornélia Martins Montezano e a esposa Catita acompanhada de sua mãe Mirim de Castro Andrade.
Ainda estarão presentes,a senhora Maria José do Valle Bicalho, ainda consulesa de Marrocos, viúva do Sr José Alcino; também a esposa do Sr João Goalberto Bicalho, que é a Sra Gelcyra Barbosa Bicalho; da descendência do Sr Valdemir Ferreira Cunha que também foi um dos farmacêuticos, a sr Maria do Carmo Ferrarez da Cunha; João Ermelindo de Andrade hoje proprietário de Farmácia em Além Paraíba vai marcar presença, ele que assim como o irmão Sr Joaquim Gomes da Silva da Farmácia aqui em Miradouro é um dos aprendizes do falecido Nico Dias.A funcionária Ivani Francisca da Cruz Costa, a última aluna do sr Nico, está na empresa a 27 anos, também participando desta reinauguração. DAQUI A POUCO MAIS FOTOS:
A HISTÓRIA DA FARMÁCIA:
Sr. Alcino Bicalho aprendeu o ofício de farmacêutico com o Capitão Horácio,pioneiro nesta função em Miradouro,na então Santa Rita do Glória.Filho de fazendeiro,se encantou pela profissão .Inteligente, auto-didata,pois na época,a literatura sobre fármacos era em francês e ele, sozinho, conseguiu ler e estudar sobre o que o fascinava.Homem de uma inteligência brilhante,aprendeu com esforço e dedicação o que viria a ser sua profissão.
Casou-se com Julieta do Valle em 1912 e, em 1913,comprou a farmácia do Sr Horácio.Em 1925 a instalou no térreo do casarão que pertencia a ele e Julieta.Veio a falecer em 1931e deixou Julieta do Valle Bicalho com quatro filhos- José Alcino Bicalho,Geraldo Bicalho( Dadinho), João Gualberto Bicalho Neto e Alcino Bicalho.
Sr Valdemir Ferreira Cunha,amigo da família e farmacêutico prático, comprou a farmácia e a administrou até 1951,quando faleceu em um trágico acidente.Sr. Valdemir era incansável no atendimento `^a população , principalmente da zona rural.Homem digno que inspirava confiança.
José Alcino Bicalho retornou a Miradouro já com o diploma de farmacêutico,porém aqui permaneceu por pouco tempo. Seu olhar transpôs as montanhas da pequena cidade.Ingressou na política e na década de 1950 ,mudou-se para B.H.Tornou-se um dos homens de confiança do Presidente Juscelino Kubitschek e morou uns tempos na França, no escritório de Relações Exteriores .
Com a morte do Sr. Valdemir,a farmácia retorna para a família Bicalho e João Gualberto Bicalho a administra até 1955.
Em1955, Antonio Ermelindo de Andrade( Nico Andrade ou Nico da farmácia) a compra , transfere as instalações para o térreo do casarão vizinho, pertencente a sua família,onde se encontra até os dias de hoje.
Em 1956, casa-se com Míriam de Castro Andrade e a partir daí ,inicia-se nova trajetória para a Farmácia Popular.
Miradouro,pequena cidade do interior,não provinha de muitos recursos.Hospital somente na cidade vizinha, Muriaé.Nico Andrade exercia a profissão com amor e dedicação,sendo reconhecido como um grande farmacêutico, principalmente pelos mais humildes.Não tinha tempo nem hora para atendimento.Conhecia toda zona rural.Destemido ,fazia parto,prestava socorro a quem dele precisasse,formulava medicamentos,atendia as pessoas como se fosse médico.Salvou muitas vidas.Seu lema era “Quem não vive para servir,não serve para viver”. Um sonhador que tinha como companheira uma grande mulher, Miriam. Assim constituíram família e viveram do fruto da farmácia..Antônio,emoção e Míriam, razão.
Muitos passaram pela Farmácia Popular e ,no futuro, tornaram-se farmacêuticos práticos ou graduados. Na família de Nico Andrade , destacaram-se Joaquim Gomes da Silva e João Ermelindo de Andrade,seus sobrnhos, que hoje exercem a profissão.Assim como Paulo Ferrarez da Cunha,filho de Valdemir.
Nico Andrade era farmacêutico prático,passou por momentos difíceis ,teve que enfrentar muitos obstáculos para conseguir manter-se na farmácia.Em 1965, José Alcino Bicalho, já no Brasil,passou a ser o Farmacêutico Técnico Responsável pela Farmácia por alguns anos, para que Antonio pudesse exercer sua profissão.
Finalmente em 1982, Maria Luiza ,sua filha, é graduada em Farmácia e , desde então,a Farmácia Popular funciona com segurança.
Em 1988 Maria Luiza casa-se com Rogério Montezano Valentim, também farmacêutico e aprendiz do velho , carismático,competente Nico da Farmácia.
No ano de 2000 , Nico Andrade veio a falecer,deixando seu nome, sua história nos lares de nossa cidade e cidades vizinhas.
Hoje a Farmácia está sob administração de Rogério e Maria Luiza,que tentam manter o aprendizado,legado que Nico Andrade os deixou.
Honestidade,promovendo saúde com qualidade e respeito ao ser humano é nosso perfil.
Agadecemos a todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta História.
Miradouro,07/04/2018
Maria Luiza de Castro Andrade Valentim
Fonte-
FamÍlia Bicalho – baseado em fatos do livro Cônsul do Rei .
Família Cunha- entrevista com sua filha Maria Do Carmo Ferrarez da Cunha .
Família Andrade- entrevista com esposa Miriam de Castro Andrade. A FAMÍLIA PASSOU O DOMINGO PREPARANDO OS ÚLTIMOS DETALHES PARA A REINAUGURAÇÃO.
VEJA MAIS FOTOS, CLIQUE A SEGUIR