Na tarde de quarta feira, 23/01/19, o Paulo Roberto da Rádio esteve no Centro Cultural Serra do Brigadeiro, na cidade de Miradouro, na Avenida JK, e reforçamos a descoberta de que a gente não deve ficar esperando que alguém ou o governo faça algo para melhorar a nossa vida e a vida do nosso planeta.
Conversamos com o vice- prefeito de Miradouro, o Marco Aurélio, Ambrosina e membros da ACAMIR.
É com atitudes simples como a de uma Associação de Miradouro, que juntos poderemos transformar o mundo. A ACAMIR, Associação de Catadores de Material Reciclável, composta atualmente com 3 pessoas na ativa, os jovens José Joaquim e Jardel, e pela dona Lúcia, pessoas simples, que não tiveram grandes oportunidades na vida, mas que decidiram aproveitar a ideia de dar uma chance para aquilo que todos os dias descartamos de nossas casas e locais de trabalho.
Utilizando os recicláveis e impedindo que eles virem lixo e um prejuízo para o meio ambiente, este é o trabalho destes catadores, que contam com a população de Miradouro para realizar um trabalho de coleta seletiva do que poderia ser lixo, mas que graças à dedicação destas 3 pessoas, o material reciclável está sendo captado em Miradouro, deixando de poluir o meio ambiente e se transformando em fonte de renda, gerando emprego e oportunidades para os associados da ACAMIR.
A POPULAÇÃO DE MIRADOURO PODE AJUDAR AOS MEMBROS DA ACAMIR E AINDA AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DE NOSSO PLANETA.
Você pode separar o lixo em sua casa, ou local de trabalho, separando o lixo em 2 categorias, o que é reciclável e o que não é reciclável.
MATERIAIS QUE NÃO SÃO RECICLÁVEIS: Papel higiênico, absolvente, fraudas e restos de comida, estes você deve colocar numa sacola e jogar na lixeira de sua rua.
MATERIAIS RECICLÁVEIS: Latinhas de bebidas e de alimentos, embalagens de alimentos e de cosméticos, plásticos em geral, vidro, eletro domésticos e outros, afinal quase tudo é reciclável. Estes materiais que você pode colaborar com os catadores, colocando dentro de uma sacola ou saco e colocar pendurado no portão de sua casa, ou do lado de fora do latão de lixo.
Vamos ajudar a ACAMIR, separe o lixo do descartável, você colabora com o meio ambiente e ajuda famílias na melhoria de sua fonte de renda.
Você ainda pode também ligar para os catadores, pelo telefone 9 9912-4897 fale com a Lúcia, ou pelo 99915-7442 fale com o José Joaquim.
Quase todos os dias eles estão na parte da manhã fazendo a coleta dos materiais, que são levados para um depósito no parque de exposições, onde na parte da tarde fazem a separação do reciclável, depois o material é vendido.
Os catadores tem tirado entre R$150,00 a R$280,00 por mês, mas com a colaboração da população Miradourense, esteve valores vão aumentar. VEJA A ENTREVISTA COM OS PARTICIPANTES DESTE PROJETO. NUMA REPORTAGEM DA TV GLOBO, VEJA O QUE OS JAPONESES FAZEM COM O LIXO.
Parabéns pela matéria com conteúdo significante onde não é só do poder público e sim de todos. Cada um deve preocupar com o lixo que produz não dispersar em qualquer lugar sabendo que a pilha descartada de forma incorreta pode contaminar o solo. Tenho um em fervedouro que se preocupa muito com as questões ambientais.