FAMÍLIA NA PRAÇA INOVA AO OFERECER EXAMES PREVENTIVOS EM MIRADOURO.

NA PRAÇA7Centenas de pessoas participaram do programa Família na Praça, do Sistema Faemg / Senar Minas, na Praça Santa Rita de Cássia, em Miradouro. O domingo (17) foi marcado por atividades gratuitas de lazer, saúde e cultura para todas as idades, incluindo atrações musicais locais e o show de Saulo Laranjeira. A novidade desta edição foi a realização dos programas especiais de saúde da mulher e do homem. O evento também contou com a parceria do Sindicato de Produtores Rurais e da Prefeitura.

Foram disponibilizados exames preventivos de Câncer de Próstata, Câncer de Útero (Papanicolau) e Câncer de Mama (Mamografia), em parceria com Fundação Cristiano Varella. No total, foram contabilizados mais de 180 exames para homens e mulheres. Para a supervisora da campanha de prevenção, Paula Carneiro de Oliveira, o resultado da parceria foi positivo.

“Foi a nossa primeira parceria junto ao Senar e a campanha foi muito boa. Conseguimos a adesão de muitas pessoas. A prevenção é a melhor forma de combater a doença, que tem crescido nos últimos tempos. A parceria tem só a crescer”, analisou.

A gerente regional do Senar Minas em Viçosa, Silvana Novais, destacou o interesse dos moradores pelos exames. “Superamos a expectativa nesta primeira vez que oferecemos os programas especiais de saúde do homem e da mulher, especialmente no que se refere à procura do público masculino. O número de atendimentos foi muito bom”, enfatizou.

O superintendente do Sistema Faemg / Senar Minas, Christiano Nascif, esteve presente pela primeira vez no programa e frisou o papel do Sistema junto ao público rural.

“É fundamental estar envolvido em eventos como este, promovendo a saúde do homem e da mulher. No campo, eles às vezes têm dificuldade de acesso e ausência de conhecimento sobre a prevenção. Fiquei surpreendido com a demanda pelos exames de saúde do homem. Acho muito interessante mostrar que esta é a nova cara do sistema: priorizar a saúde, a nutrição, a sucessão e a valorização do público rural. Dessa maneira, eles passam a enxergar o agro de uma forma diferente e o público urbano também”.

Saúde e PrevençãoNA PRAÇA3 NA PRAÇA6

Os profissionais da saúde que realizaram as consultas e exames destacam a importância da prevenção. O médico Luis Octtávio Ferreira Rodrigues alerta que o câncer de próstata tem tido incidência crescente nos últimos anos.

“A prevenção é extremamente importante no sentido de diagnosticar esse câncer com antecedência. É uma doença silenciosa que é passível de cirurgia ou radioterapia sem trazer consequência para a vida do paciente, que pode ficar livre da doença se ela for diagnosticada precocemente. A partir dos 40 anos já é importante iniciar a prevenção com um urologista”, orientou.

Na unidade móvel da Fundação Cristiano Varella, foram realizados os exames papanicolau e mamografia. A médica Tatiana Campos do Amaral alertou que é importante fazer os exames desde o início da vida sexual, mas especialmente na idade de risco de câncer, que, segundo ela, é a partir dos 40 anos.

“Esses exames são importantes para o rastreamento do câncer e outras doenças, como as sexualmente transmissíveis”, acrescentou.

Fernando Luiz da Silva, de 65 anos, e Celso Machado Aguiar, de 56, foram alguns dos que enfrentaram fila para fazer os exames. “Devido às condições financeiras, decidi aproveitar para fazer o exame aqui”, comentou Fernando. “Preferi fazer de uma vez porque tinha muito tempo que não fazia o exame”, disse Celso.

A produtora Maria das Graças Silva, de 63 anos, fez o exame preventivo na parte da tarde. “Foi bom porque trouxe a oportunidade de a gente fazer o exame”, agradeceu.

Cultura, lazer e saúdeNA PRAÇA NA PRAÇA2 NA PRAÇA4 NA PRAÇA5 NA PRAÇA8

Entre as atividades, foram oferecidos teatro de marionete, fotografia da família, atividades circenses, pintura de rosto, confecção de fantoche e artesanato. Apresentaram-se a cantora Lorena, o Terço dos Homens, teatro de marionetes e o multiartista mineiro Saulo Laranjeira (foto abaixo). “É uma importante iniciativa de valorizar o encontro da comunidade na praça”, disse ao final de seu show.

Para as crianças e jovens, a Rua de Lazer reservou jogos e diversão: cama elástica, pula-pula, jogos educativos, futebol e vôlei. Houve ainda tendas com jogos de tabuleiro, oficina de bolha de sabão gigante e contação de histórias.

Os serviços de higiene e saúde ofertados foram aferição da pressão arterial, campanha de saúde bucal, corte de cabelo e exame oftalmológico. Houve ainda a oportunidade de tirar o CPF.

O casal Maria Aparecida Silva e Zilvan Luis dos Santos saiu da fazenda deles, perto do município, e levaram os filhos para curtir o evento Família na Praça. Enquanto os pais aguardavam para fazer a consulta com os oftalmologistas, as crianças aproveitaram as brincadeiras e jogos.

“Foi muito bom para a gente ter acesso. Nós dois vamos fazer o exame de vista. E meus filhos gostam demais de brincar”, disse Zilvan.

Parceria

O Sistema Faemg / Senar Minas contou com a parceria da Prefeitura na organização do evento e no transporte dos produtores rurais para o local do evento. “Nossa parceria com o Senar é de longa data. Com o evento, pudemos levar cultura, entretenimento e saúde para as famílias de Miradouro”, destacou o prefeito Almiro Marques Lacerda Filho.

“O programa Família na Praça prestou serviço para a população. No dia a dia, eles não têm acesso a uma programação tão rica como esta. O pessoal ficou muito satisfeito”, avaliou a mobilizadora do Sindicato de Produtores Rurais de Miradouro, Maria Rita Leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *