MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS REALIZA VISTORIA EM BARRAGEM DE MIRAÍ.

BARRAGEMO Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Miraí, na Zona da Mata, realizou na última quarta-feira, 3 de julho, vistoria na barragem Bom Jardim, pertencente ao Grupo Bauminas, antiga Rio Pomba Mineração.

Conforme avaliado pelo MPMG, o reservatório de rejeitos está com o nível 6,5 metros abaixo do normal. Desde fevereiro deste ano, a Bauminas não descarta mais rejeitos na barragem, que está em fase de descomissionamento.

De acordo com o promotor de Justiça Gustavo Garcia Araújo, a Bauminas apresentou informações importantes em relação à estabilidade da barragem e segue realizando todas as ações referentes ao Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), conforme exigências legais.

Ainda segundo informações repassadas pelo Bauminas ao MPMG, o Dam Break (estudo que avalia os potenciais impactos da ruptura de uma barragem) apresentado no Plano de Segurança de Barragem foi elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA). Durante a vistoria foi apresentado ao promotor de Justiça a planilha diária de controle das instrumentações da barragem Bom Jardim.

Gustavo Garcia disse que, “após o descomissionamento da barragem, a descaracterização será um passo importante para o meio ambiente. O desastre ocorrido em 2007, serviu de lição para a empresa, que cumpriu todos os acordos feitos com os Ministérios Públicos Federal e estadual e junto à população atingida”, destaca.

A vistoria contou ainda com a participação do engenheiro geólogo responsável pela barragem Alfredo Mucci Daniel e dos técnicos Luiz Antônio Vieira Vilani (supervisor de mineração), Antônio Marcos Amaral (encarregado de produção) e Fernando Antônio Elias (encarregado da barragem).

Rompimento em 2007
Em 2007, o rompimento da barragem São Francisco, da Rio Pomba Mineração, em Miraí, causou enorme dano ambiental e atingindo milhares de pessoas. De acordo com o promotor de Justiça, após o desastre ocorrido em Brumadinho, a população de Miraí e região ficou muito apreensiva com boatos de risco de rompimento da barragem Bom Jardim. Um possível rompimento atingiria o corpo hídrico de vários municípios da Zona da Mata mineira, Rio de Janeiro e Espírito Santo.BARRAGEM2Fonte : MPMG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *