O nosso amigo e internauta Lucas, entrou em contato com o Paulo Roberto da Rádio na manhã desta segunda, perguntando o que poderia fazer diante de uma situação.
Segundo ele, ontem, domingo, encontrou uma árvore caída na estrada, na região dos Pinheiros, em São Francisco do Glória, no morro da saibreira ( Morro do Alto), ao retirar a árvore, ele percebeu que a mesma era ninho de pássaros tucanos.
Sem moradia, ele os pegou e colocou em uma caixinha, levando para casa, mas não sabia o que fazer com eles.
Diante da situação, nós o recomendamos que entregasse os pássaros no Pelotão de Polícia Militar, o que ele fez prontamente.
Segundo Lucas, a Polícia de Meio Ambiente foi acionada pela PM, que foi até a São Francisco para recolher os animais e levá-los para os demais cuidados.
Lucas afirmou que a Polícia de Meio Ambiente recomendou que neste tipo de caso, o recomendável quando se encontra os filhotes, o correto é furar um buraco no Barranco próximo e observar se os pais da ave os localiza para continuar alimentando os filhotes.
Lucas disse que não tinha percebido a presença dos pais dos pequenos, por isso os recolheu.
VOCÊ SABE O QUE É ISSO? Muitos assim como eu não sabem que peça é esta, que se tornou o motivo de insônia para o Senhor Ludolfo, morador da Avenida JK, próximo ao Pedrosa Modas, em Miradouro.
Segundo um sobrinho dele nos explicou, este é um perfil de 70 por 70, muito usado para a fabricação de colunas para terraço na cidade, sendo que o tio descobriu que os pássaros canarinhos estão entrando neste compartimento que chega a ter mais de 2 metros de altura pra fazer ninhos, indo até ao fundo tubo, não conseguem voltar e morrem dentro do tubo.
Segundo ele, foi desmontado um terraço em Miradouro e para a surpresa desagradável, encontraram vários esqueletos de canarinhos, inclusive em 1 tubo foi retirado um canário ainda vivo.
O Senhor Ludolfo desenvolveu um sistema para tampar a boca desses tubos para impedir que os pássaros entrem, evitando que eles morram por conseguir sair.
Ele está muito preocupado com a situação, por isso pediu o sobrinho para nos explicar o caso a fim de que produzíssemos uma matéria para informar à população, para que juntos possamos salvar a vida dos pássaros, em especial dos canários.
A intenção dele é sensibilizar à população e os pedreiros que realizam estas obras.