AÇÃO VOLANTE DA POLÍCIA CIVIL DE MG, PRESTA SERVIÇO EM MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS.

Acao comissao volante Foto Ithumbnail_DivinoNesta quarta-feira (12),  a ação volante da PCMG  atua no município de Divino, nas dependências da Câmara Municipal.

Amanhã (13), os trabalhos serão realizados em Orizânia, no Centro de
Referência de Assistência Social (CRAS).

Percorrer todo o estado, atendendo os atingidos diretamente pelas fortes chuvas dos últimos dias. Esse é um dos pontos focais do trabalho da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) neste mês de fevereiro, que, por meio de comissões volantes, fará a emissão de segunda via da carteira de identidade das vítimas que perderam seus documentos em decorrência das chuvas. Com o encaminhamento do órgão sócio-assistencial do município, a emissão do documento é gratuita para o cidadão.

Ao todo, serão 13 cidades atendidas. O serviço, prestado por equipes do Instituto de Identificação da PCMG, teve início em 4 de fevereiro e vai até o dia 20. Da região metropolitana de Belo Horizonte, os municípios são: Ibirité, Sabará, Raposos, Contagem e Igarapé. Já na Zona da Mata, Espera Feliz, Manhuaçu, Manhumirim, Simonésia, Divino, Orizânia, Matipó e Raul Soares.

Para a Delegada Adriana de Barros Monteiro, Diretora do Instituto de Identificação da PCMG, o objetivo é atender as cidades que estão em situação emergencial. “Todas as ações de emissão de carteiras de identidade feitas por comissões volantes do Instituto de Identificação serão realizadas, prioritariamente, nas localidades declaradas em situação de emergência e para as pessoas desalojadas ou desabrigadas em virtude das chuvas”, destacou.

Ela explica que existem cidades que foram atingidas pelas chuvas, mas que não receberam a comissão volante, pois os postos locais suportam a demanda exigida para o município.

Sabará, uma das primeiras cidades a receber o atendimento da comissão volante, tem a expectativa de emissão de 300 identidades nos dois dias de atendimento.

A ação contou com o apoio da Delegacia Regional de Polícia Civil em Sabará. O Delegado Regional Bruno Gonçalves Affonso ressaltou a importância desse atendimento às vítimas. “As pessoas perderam não somente seu patrimônio material, mas também seus documentos, o que dificulta ainda mais voltarem ao mercado de trabalho e também à vida social. A intenção é devolver um pouco de dignidade a essas pessoas”, frisou.

Margarida da Piedade Silva, de 67 anos, é umas das vítimas das chuvas que atingiram o município de Sabará. Ela conta como perdeu os documentos. “A carteira estava sobre a cômoda com todos os meus documentos e a enchente levou tudo. Eu preciso da identidade, pois sou aposentada e como recebo pensão do INSS tenho que fazer a prova de vida esse mês para receber o benefício”, disse Piedade, após o atendimento.

Instituto de Identificação

Criado em 20 de março de 1909, quando ainda era denominado “Gabinete de Identificação e de Estatística Criminal”, o Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais é um dos mais antigos do país, e o acervo datiloscópico do Instituto é o segundo maior do Brasil, sendo o quinto do mundo.

Atualmente, o Instituto é composto pela Diretoria e pelas Divisões de Identificação, Datiloscopia, Arquivo Criminal e Setarin. Na sua estrutura, conta com 370 postos de Identificação, sendo 31 Unidades de Atendimento Integrado (UAI), distribuídos em 357 municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *