A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que todos os detentos sob a custódia do sistema prisional de Manhumirim receberam alta médica nesta terça-feira, 14/7.
Os 147 presos que permaneciam com o diagnóstico da doença, dentro do Presídio de Manhumirim, e todos os 4 presos que receberam progressão para o regime domiciliar, com o uso da tornozeleira, foram apontados como recuperados pela área de Saúde da Prefeitura.
De forma preventiva, os custodiados continuam utilizando máscaras no interior das celas e recebem luvas e álcool em gel em casos de movimentações internas.
Além disso, nesta terça-feira (14/7), tiveram início, na unidade prisional, as visitas virtuais dos custodiados com seus familiares, que vêm sendo implementadas por todo o Estado, devido à suspensão das visitas presenciais – medida necessária para o controle da disseminação do vírus no ambiente intramuros.
NÚMEROS
O presídio de Manhumirim somava 46% dos 344 casos confirmados no sistema prisional de Minas Gerais até a última sexta-feira (10) – 338 presos cumprem quarentena dentro de unidades prisionais, um está internado e cinco em regime domiciliar, com tornozeleira eletrônica. Foram confirmadas três mortes. Ao todo, o estado tem 60 mil custodiados.
No fim de junho, quando a unidade tinha 43 casos confirmados, familiares protestaram pedindo informações sobre o estado de saúde dos presos e a liberação dos infectados. Depois, o número de confirmados chegou a 160.