Vinte e nove pessoas testaram positivo para Covid-19 no asilo Lar São Vicente de Paulo, em Cataguases, na tarde desta terça-feira (11). Outras 49 pessoas fizeram o exame e aguardam o resultado amanhã.
O Site Mídia Mineira conversou com o médico Dr. Joseph Freire, presidente do Comitê Gestor da Covid-19 em Cataguases, por telefone, o qual nos informou que a entidade foi contemplada por um convênio do Governo de Minas e Banco Itaú, que além de disponibilizar material de limpeza e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), viabilizou também 106 testes do tipo RT-PCR, sendo que 57 testes foram realizados ontem (segunda-feira, 10) todos na ala masculina e outros 49 foram realizados nesta terça-feira (11), na ala feminina.
Conforme informado pelo médico, o resultado dos testes de ontem saíram hoje, com 29 casos positivos, destes, 3 são de funcionários, todos assintomáticos e 26 de idosos residentes no asilo, sendo que 17 idosos estão assintomáticos. Os casos ainda não foram incluídos no boletim desta terça, pois o resultado saiu após o fechamento do mesmo, explicou o médico.
Ainda conforme o Doutor Joseph Freire, 10 idosos que testaram negativo foram retirados do local por uma equipe da secretaria de Desenvolvimento social e levados para o Albergue Municipal. “Após constatar os casos, acionamos o protocolo de surto, que faz parte do plano de contingência da Covid-19, dividimos a ala masculina em duas partes, com assintomáticos de um lado e sintomáticos do outro, além de providenciarmos a remoção dos casos negativos, com a ajuda da secretaria de Desenvolvimento Social, para o albergue”, disse o médico. “Os residentes do albergue também foram transferidos provisoriamente para outro local para evitar o contato”, explicou a diretora da Proteção Especial, Luísa Franco.
Os resultados dos testes da ala feminina serão conhecidos nesta quarta-feira (12), podendo elevar ainda mais os casos na cidade.
O site Mídia Mineira também apurou que outros idosos do Lar São Vicente de Paulo estão internados no Hospital de Cataguases, o número total não foi confirmado, mas fica entre dois a quatro pacientes. Eles também realizaram teste para Covid-19 e aguardam resultado.
Perguntado sobre como o surto ocorreu no asilo, fomos informados que existem várias hipóteses. O vírus pode ter entrado através de um funcionário assintomático ou através de alguma mercadoria, uma vez que a entidade cancelou todas as visitas e adotou protocolo rígido de segurança.
Segundo o último boletim, divulgado nesta terça-feira (11), antes de sair os resultados do asilo, Cataguases totalizou 389 casos positivos da doença, com 2 internados na enfermaria, 3 em UTI, 180 assintomáticos, 17 em tratamento e 18 óbitos. O Município já tem 169 pessoas curadas.
Fonte: Mídia Mineira