EXCLUSIVO: PEQUENA HIDRELÉTRICA É ACUSADO POR MORADORES DE PROVOCAR MORTANDADE DE PEIXES EM MIRADOURO

A equipe de reportagem do canal de Notícias no YOU TUBE PAULO ROBERTO DA RÁDIO, esteve na tarde desta terça- feira, 01/12/20, no distrito de Santa Bárbara, que pertence à Miradouro, onde miradores inconformados e revoltados, acionaram nossa produção, para denunciar um triste fato, que é a mortandade de centenas de peixes.

Nossa produção conversou com diversos moradores do distrito, mas as internautas Odete e Adriana foram corajosas em falar com o Paulo Roberto da Rádio, inclusive foram com nossa equipe até ao local onde segundo elas, perceberam algo de estranho acontecendo no último domingo.Fomos até a parte de cima da PCH, onde elas afirmaram e inclusive mostraram esta foto acima, tirada neste domingo, que mostra um líquido espumoso, junto com muita água de cor de lama, saindo de dentro da saída da turbina.

Mas elas nos disseram que os peixes mortos foram percebidos na segunda, mas há relatos de que no domingo à tarde não havia chovido naquela localidade, sendo que moradores afirmaram que chegaram a ver ainda naquele dia, peixes dando “bobeira” nas águas abaixo da usina.

VEJAM AS FOTOS, GENTILMENTE CEDIDAS PELAS INTERNAUTAS À NOSSA REPORTAGEM:          Peixe enorme, teria morrido após a passagem da “água espumosa”  Os moradores afirmaram que não é a primeira vez que a mortandade de peixes em massa ocorre naquela localidade, tanto que nossa reportagem tem tal fato em nosso arquivo,  publicado em 18/02/2018, clique no link azul para ter acesso a reportagem de http://%3Ciframe%20width%3D%22560%22%20height%3D%22315%22%20src%3D%22https//www.youtube.com/embed/1wsf5ohm4M4%22%20frameborder=%220%22%20allow=%22autoplay;%20encrypted-media%22%20allowfullscreen%3E%3C/iframe%3E  

A mortandade de peixes segundo eles é enorme, sendo que eles nem imaginavam que depois de tamanha desgraça ocorrida em 2018 houve tantos peixes naquele córrego.

Odete nos disse que antes da PCH ser construída, o local era ponto turístico, que lotava de pessoas no verão para curtir a cachoeira, que após a obra de construção da geradora, a cachoeira foi destruída, sendo que os moradores nem tem mais coragem de entrar naquelas águas para banhar-se, ” pois é uma água que mata os peixes”. Elas pediram que isto não mais ocorra.

Há relatos de moradores que afirmam que parece um óleo, que poderia ser usado para limpar a tubulação e as turbinas, mas nós não temos nenhum parecer técnico sobre isto.

Nos tentamos falar com alguém da usina hidrelétrica, mas não havia ninguém no local e os moradores afirmaram que desconhecem quem seriam os responsáveis da geradora, que é uma empresa terceirizada, na qual nem sabemos para quem esta vende a energia gerada.

Segundo os moradores, quando a obra foi construída, esta gerou muitos empregos e que os moradores até tinha esperança de que estes empregos continuariam pelo menos parte deles, mas que hoje no local dificilmente vai alguém. VEJA A REPORTAGEM DO CANAL NO YOUTUBE PAULO ROBERTO DA RÁDIO, APROVEITE E COMPARTILHE PARA QUE AS AUTORIDADES POSSAM TOMAR  CIÊNCIA E PROVIDÊNCIAS

Somente uma pessoa teria costume de ir dar uma revisão na PCH, mas nossa produção não obteve contato do mesmo. Deixamos nosso contato aberto para manifestação da empresa pelo nosso Telezap: (32) 99915-9898.

Estaremos repassando a reportagem para a Polícia de Meio Ambiente de Muriaé, que seria responsável pela área.

A crueldade acontece em pelo período de piracema, o que causa um desastre ambiental ainda maior. O QUE É A PIRACEMA?

A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque, todos os anos, eles nadam rio acima para realizar a desova.

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen.

No momento da fecundação, que ocorre externamente, a fêmea lança óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozoides diretamente sobre eles. Após esse momento, os peixes descem novamente o rio. Vale destacar que ovos e larvas também fazem a viagem no sentido contrário ao da piracema enquanto amadurecem. No nosso país, esse processo ocorre nas épocas de chuvas de verão, que causam o aumento do nível dos rios. Nessa época também ocorre um aumento da temperatura da água e do ar.

Um grande obstáculo à piracema é a presença de barragem. Os peixes, ao tentarem subir o rio, encontram esse obstáculo e, muitas vezes, ferem-se gravemente, além de ficarem muito exaustos. É nesse momento que muitos predadores se fartam de alimento. Mesmo quando os peixes conseguem se reproduzir, as larvas e ovos não conseguem sobreviver nos reservatórios. Além disso, há as turbinas que podem causar a morte tanto dos peixes quanto dos ovos e larvas.

Vale destacar que, geralmente, as barragens apresentam sistemas para a transposição de peixes com a finalidade de diminuir os impactos relatados. Esses sistemas consistem normalmente em uma espécie de escada que facilita a subida e descida dos peixes. Essa escada foi bastante útil nos países do Hemisfério Norte, entretanto, nos países da América do Sul, não teve tanto sucesso.

Pesquisas sugerem que a escada para peixes poderia favorecer a extinção desses animais, pois cardumes inteiros seriam atraídos para locais relativamente pobres. Alguns pesquisadores concluíram que, em algumas dessas barragens, os peixes sobem o rio, porém não descem. Isso porque o ambiente pós-barragem não é adequado para desova e nem para o desenvolvimento de alevinos.

Importante! Durante o fenômeno da piracema, a pesca é geralmente proibida por lei, uma vez que os grandes cardumes encontram-se no seu período de reprodução. A captura de grande quantidade desses peixes nesse período pode ocasionar uma diminuição da população de uma determinada espécie. Vale lembrar que o desrespeito à lei pode ocasionar multa e apreensão do material pescado, portanto, antes de arrumar seus apetrechos e curtir uma pescaria, informe-se a respeito das espécies que podem ser capturadas, certificando-se de que não estão em fase reprodutiva.

As informações sobre a piracema, são de Vanessa dos Santos, Graduada em Biologia, segundo reportagem do brasilescola.uou.com.br

PROVIDÊNCIAS:  

O Paulo Roberto da Rádio encaminhou  todo o material desta reportagem para a Polícia de Meio Ambiente de Muriaé e aconselhado por um delegado de Muriaé, nós entramos em contato com o Ministério Público de Miradouro, no qual um dos atendentes relatou até que já tinha assistido nossa reportagem.

Diante das informações do atendente, enviamos para o site do MP dados das denúncias e o link da matéria completa.

Vale destacar que o PORTAL TV, do Portal Miradouro, esteve na manhã desta quarta, 02/12/20 no local, chegou a conversar com um funcionário da hidrelétrica, mas o mesmo não quis gravar entrevista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *