O fato ocorreu no Sítio Cataguases Itamarati, Zona Rural de Cataguases, no início da noite de 11/01/2021, por volta das 19:00 horas.
Compareceu na sede da 146ª Companhia de Polícia Militar uma testemunha, o qual relatou que recebera uma ligação de sua irmã solicitando ajuda, pois estaria passando mal, sendo que este não atendera tal pedido, vindo a receber nova ligação desta, relatando que o companheiro dela havia sido assassinado por três homens que invadiram a casa, porém ela conseguiu fugir e se esconder na mata.
Havia no local o corpo de um homem, visivelmente sem sinais vitais sendo acionado o Perito Criminal que realizou os trabalhos de praxe. Em entrevista com as envolvidas, estas começaram a entrar em contradição em vários pontos, tendo uma delas confessado que conseguiu imobilizar a vítima e, com o auxílio de sua mãe, enforcou a vítima com um fio de aparelho de TV.
Foram localizados com uma das autoras um porta documentos contendo em seu interior a quantia de R$ 172,00 em dinheiro, 01 cartão IPSEMG em nome da vítima, 01 cartão Ourocard em nome da vítima, 01 certificado de registro e licenciamento de veículo que pertencia a vítima, 03 telefones celulares, 01 bucha de substância análoga a maconha e 01 papelote de substância semelhante à cocaína.
As autoras, ambas mulheres de 19 e 50 anos, foram presas e conduzidas para a Delegacia de Polícia.