Falar de Deus através da música demonstra a beleza de nossa Igreja e a criatividade dos cristãos leigos e leigas que se dedicam com amor e carinho com os trabalhos de evangelização, em especial aqueles que ajudam o Ministério da Música das paróquias e comunidades eclesiais missionárias do território diocesano.
O objetivo é oportunizar o surgimento de novos talentos, despertar a espiritualidade através da música, valorizando as canções católicas e a experiência dizimal, além de estimular a fraternidade entre seus participantes.
Dessa forma, a Pastoral do Dízimo promoveu o I Festival de Música Católica, tendo o ‘Dízimo’ como tema, sendo apresentadas canções inéditas que foram gravadas pelos próprios participantes. As inscrições tiveram início em setembro de 2020 e o julgamento aconteceu no dia 07 de fevereiro de 2021, no Salão Paroquial da Catedral Diocesana de São Sebastião, em Leopoldina (MG), com a apresentação do Pe. Agnaldo dos Reis Ferraz, assessor eclesiástico da Pastoral do Dízimo e de Gabriel Pereira, sendo transmitida ao vivo pela Pastoral da Comunicação, pelas redes sociais da diocese (Youtube e Facebook).
O júri técnico foi formado por representantes do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado de Leopoldina, entusiastas e amantes da música, bem como pessoas com conhecimentos sobre a Igreja e suas dimensões, sendo observados os seguintes quesitos: letra, arranjo, mensagem religiosa, interpretação, voz, afinação e comunicação com o público.
A canção vencedora foi ‘Dízimo, Abundância de Graças’, de Andrea Aparecida Ribeiro, música de Sara Valverde Chaves Ferreira e com a participação do Coral Cítara de Davi, da Paróquia São Paulo de Muriaé.
Andrea trabalha como auxiliar administrativo e professora de música, além de ser integrante do ministério de música há 36 anos.
“A letra foi baseada na Palavra de Deus, nos convidando a vivermos e experimentarmos o cumprimento de Suas Promessa. Todos os que devolvem com alegria, são fiéis ao compromisso com a Igreja, através do Dízimo, seguros de que o Senhor não deixará fazer falta, o valor que for doado de coração”, comentou a autora da letra.O bispo diocesano, dom Edson Oriolo, disse que neste tempo em que estamos vivendo, ações como o Festival de Música ajuda-nos a reinventar e reconstruir a evangelização, elogiando a iniciativa da Pastoral do Dízimo, dizendo ser um momento forte de nossa Igreja particular de Leopoldina. “Foram apresentadas riquezas de conteúdos, demonstrando que o nosso povo da diocese tem talento e podem ajudar os padres em nossas comunidades eclesiais. Agradeço a todos que se inscreveram e colaboraram para a realização desse evento”, destacou.
O Pe. Agnaldo dos Reis Ferraz, coordenador diocesano da Pastoral do Dízimo da Diocese de Leopoldina, comentou que uma de suas missões é dinamizar o trabalho pastoral frente as forças vivas da Igreja, em especial na área episcopal da Igreja particular de Leopoldina.
“Uma das ideias para integrar todo o trabalho diocesano foi o festival de música católica, uma vez que temos um repertório muito pequeno sobre esse tema em todo o Brasil. Foi lançada a proposta para os corais comporem, de modo autoral, uma musica com o tema do Dízimo. Como estamos neste tempo de pandemia, a apresentação não poderia ser presencial, então fizemos uma proposta para que gravassem os vídeos. Foi um dia muito especial, pois acolhemos talentos de nossa diocese. Minha gratidão a todos os que estão trabalhando para dinamizar pela evangelização”, agradeceu.
Ádalo (Conservatório Estadual de Música Lia Salgado);
Fernando Wilson – (Conservatório Estadual de Música Lia Salgado);
Nilza Helena (Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais);
Irmã Mayara (Congregação das Irmãs Marcelinas de Muriaé);
Fernando Freitas (Diácono eleito da Diocese de Leopoldina);
João Paulo (Leigo da Paróquia Santa Rita de Cássia de Miradouro);
Colocações do 1° Festival Diocesano de Música Católica
PRIMEIRO LUGAR
Dízimo, abundância de graças, de Andrea Aparecida Ribeiro, da Paróquia São Paulo de Muriaé com a nota de 9.4
SEGUNDO LUGAR
Como Jesus e Maria, assim quero doar, de Yuri Carvalho de Andrade Silva, da Paróquia Nossa Sra. Aparecida de Muriaé com a nota de 9.2
TERCEIRO LUGAR
Dízimo, de Andrea Cristina Banni Nery e Andrea Silva e Fintelman Ferreira da Paróquia Santa Cruz de Muriaé com a nota de 9.0
QUARTO LUGAR
Tua graça me basta, de Sandra Lúcia Pereira, da Paróquia Divino Espírito Santo de Ubá com a nota de 8.8
QUINTO LUGAR
Partilhar com amor, uma composição de José Márcio Alves da Paróquia Santa Rita de Cássia de Miradouro, obteve a nota de 8.6
SEXTO LUGAR
Pois se tenho é porque me destes, de Stallone Caetano de Oliveira da Paróquia São Paulo de Muriaé com a nota de 8.3
SÉTIMO LUGAR
Oferta de amor, de Diva Helena Marinho Ferreira e Júlia Cristina Oliveira da Paróquia São Paulo de Muriaé com a nota de 8.2
OITAVO LUGAR
Dízimo: partilha com amor de Maria das Graças Chaves da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Cataguases com a nota de 8.1
NONO LUGAR
Vivo no meio de vós, de Sandra Lúcia Pereira, da Paróquia Divino Espírito Santo de Ubá com a nota de 7.9
VEJA A COMPOSIÇÃO NO CANAL DE JOSÉ MARCIO, CLIQUE A SEGUIR:
COLOCAÇÃO MIRADOURENSE:
José Marcio se mostrou mais uma vez um grande cantor e compositor.
Quando a dona Ritinha da contabilidade Santa Rita levou a ideia do festival para José Marcio, ele, apesar de ter pouco tempo para se dedicar, abraçou a novidade e usou seu talento para escrever uma música simples, mas com uma letra inspiradora, em tom de reflexão, mas que não deixou transmitir a alegria que só quem é dizimista sabe o como é bom ser dizimista, uma forma de agradecer a Deus pelas bençãos que ele nos dá. Ser dizimista é partilhar, é uma atitude de gratidão.
José Marcio compôs com o coração, mas faltou tempo para que toda a equipe ensaiasse melhor.
José Marcio é um talento, acostumado a cantar a anos na igreja, também já cantou e restaurantes e muitas festas comemorativas.
Há anos atrás, também compôs músicas para candidatos políticos, muito conhecido também nos palcos de comícios políticos. Já gravou CD.
O que falta para o miradourense é um empresário que invista no seu potencial. Enquanto isso não acontece, ficamos felizes de saber que José Marcio e demais integrantes da paróquia representaram Miradouro na Diocese de Leopoldina, composta por 70 paróquias. VEJA A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS INTEGRANTES NO CANAL DA DIOCESE DE LEOPOLDINA: