ECONOMISTA ORIENTA SOBRE NEGOCIAÇÃO E PAGAMENTO A VISTA PARA ORGANIZAR FINANÇAS

Isenção de juros e multas para pagamento à vista evita risco de efeito ‘bola de neve’ com as contas;
Energisa também oferece opções de parcelamento pelos canais digitais da empresa.

Muitas famílias viram suas contas acumularem durante os meses da pandemia, que está impactando suas vidas de diferentes formas. E ao longo desse período, a Energisa tem adotado uma série de medidas para apoiar os clientes a manter as contas de energia em dia no cenário de crise econômica: a empresa está oferecendo parcelamento com condições especiais e facilidades de pagamento. Somente em 2020, em Minas Gerais, a Energisa realizou 18.522 negociações com os clientes, que já regularizaram suas contas atrasadas. Isso representa 50% a mais se comparado com o ano anterior (2019).

“Estamos passando por uma crise, o que causa uma desordem financeira. Por isso, é fundamental ter um planejamento mensal com hierarquia de contas, priorizando aquelas despesas fixas como as contas de água, luz e aluguel, por exemplo. Essas contas recorrentes não podem se acumular, porque chegam todo mês e isso pode virar uma bola de neve. Se não for resolvido, só tende a piorar com o acúmulo das contas e os encargos decorrentes do atraso”, explica o economista Mauro Ruy de Almeida, formado pelo Ibmec MG e mestrando em Economia e Finanças pelo Ibmec RJ.

A regularização de débitos está disponível para clientes residenciais, comerciais e rurais. A negociação pode ser feita com isenção de juros e encargos para pagamentos à vista. Outra opção é entrada de 30% e as demais parcelas podem ser distribuídas em até nove na própria conta de energia. Em caso de cartão de crédito, sem entrada e em até 12 parcelas.

“Além do parcelamento pelo cartão de crédito ou pelo auxílio emergencial, a Energisa está disposta a analisar as condições dos seus clientes. Estar em dia com a distribuidora evita as ações de cobrança, a suspensão do fornecimento ou a negativação do nome”, explica o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Luciano Lima.

Para o especialista Mauro Ruy, campanhas sempre são bem-vindas, pois ajudam o cliente a diluir os débitos e diminuir os impactos. “Para quem tem contas em atraso, minha sugestão é: vamos organizar daqui para frente. Coloca tudo no papel e avalia. Veja quais os custos extras que podem ser cortados, negocie as dívidas em atraso de acordo com a sua possibilidade de pagamento e evite multa e juros. Para quem pode pagar à vista, esta é a melhor opção, pois fica livre dos encargos”, aconselha.

Negociação sem sair de casa garante mais segurança

E em tempo de pandemia, optar pelos canais digitais de atendimento garantem total segurança para a saúde dos clientes. Para negociar pela GISA, assistente virtual disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp (32) 9 8426-1352, é só escrever a palavra Parcelamento e dar início à conversa. Se preferir pelo site, basta acessar a Agência Virtual em https://www.energisa.com.br/paginas/login.aspx, realizar o cadastro e selecionar a opção ‘Negociar Dívida’. No APP Energisa On, só clicar no ícone Parcelamento.

Fique atento ao consumo de energia

E para não deixar as contas subirem, fique atento às variações no seu consumo de energia. Ainda estamos no período de altas temperaturas e o período escolar já começou e, na maior parte das cidades do país, as aulas continuam remotas e famílias em trabalho à distância. Em 2020, o Grupo Energisa registrou um aumento no consumo residencial de 7,1%, se comparado com o ano anterior. Esta foi a maior alta registrada nos últimos seis anos. Além do clima quente, o fato das famílias estarem passando mais tempo em casa, devido à pandemia, contribuiu para este aumento do consumo de energia.

Mas com uma rotina mais organizada e adoção de novos hábitos, os clientes podem economizar energia elétrica, evitando que o consumo suba no fim do mês. “Rever nossos hábitos é fundamental neste período, já que mais tempo em casa significa abrir a geladeira mais vezes e mais aparelhos eletrônicos ligados na tomada, por exemplo. Queremos que todos tenham um consumo mais eficiente e também adequado às condições de cada família”, explica o gerente.

Se o cliente quiser ter noção do quanto está consumindo, o site da Energisa em energisa.com.br possui um simulador de consumo, onde é possível calcular o custo mensal de cada equipamento. Por exemplo: dois notebooks com potência média de 65 watts, funcionando 8 horas por dia, pode consumir 31,20 kWh, com custo mensal de cerca de R$ 20 por mês na sua conta de luz. Isso sem contar com a iluminação, celular na tomada e luminárias ligadas entre outros equipamentos.

Confira algumas atitudes simples que podem ajudar os clientes a economizar no dia a dia:

● Durante os intervalos desligue o monitor do computador, pois essa é a parte do aparelho que mais consome energia;

● Utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apague a luz ao sair de um cômodo;

● Carregue o celular e o computador, somente quando realmente estiver com pouca carga e tire da tomada quando chegar ao 100%. Depois que terminar, tire também o carregador da tomada, para evitar fuga de energia;

● Tire da tomada os aparelhos em stand-by;

● Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar-condicionado, mantenha os filtros sempre limpos e diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar-condicionado;

● Só deixe a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário e evite o abre e fecha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *