Prefeito interino decidiu não seguir o decreto do governo estadual.
O prefeito interino de Espera Feliz, Rômulo Quintão, realizou um pronunciamento no início da noite desta terça-feira (16) onde afirmou que o município, por enquanto, não vai seguir o decreto estadual que impõe a “onda roxa” em todo o estado mineiro.
Segundo o prefeito interino, ele chamou para si a responsabilidade de não acatar as normas do decreto estadual que impôs o mais alto grau de restrições a todas as cidade de Minas.
Rômulo informou que nesta quarta-feira (17) um novo decreto será publicado, onde deverão ser impostas normas mais rígidas de fiscalização e prevenção ao novo coronavírus, mas garantiu que, num primeiro momento, nenhum comércio será fechado.
No pronunciamento, o chefe interino do executivo clamou aos comerciantes e à população que respeitem e sigam as novas regras que serão publicadas amanhã, segundo informações do Portal Espera Feliz.
EDITORIAL:
Se o prefeito encontra dentro das vias legais uma brecha para este desrespeito ao Governador Zema, tal medida agrada muito aos lojistas da cidade que foi arrasada pela chuva em 2020, tendo a pior inundação de sua história, sendo que Espera Feliz ainda se recupera dos prejuízos causados pelas chuvas de um ano atrás e ainda teve alguns prejuízos com as chuvas em 2021.
O lojistas tem a missão de manter os empregos, caso fechados, muitos perderão seus ganha pão, sendo que o governador Zema não vai isentar a cobrança dos impostos estaduais dos cidadão. Prova disso é que o IPVA 2020 está sendo cobrado.
O grande problema é onde o prefeito vai colocar pessoas para serem tratadas caso adoeçam, pois o Hospital que realizam tratamentos de UTI estão em Carangola, sob a responsabilidade do Hospital Casa de Caridade e Hospital Evangélico e ambos estão com 100% de ocupação nos leitos de Covid 19.
Se todas as prefeituras que fazem parte da macro- região de Carangola estivessem fazendo o dever de casa, realizando fiscalização e conscientização, com uma boa adesão da população, o número de pessoas internadas, doentes e falecidas estariam bem menores na macro- região Carangola e talvez medidas tão punitivas contra o comércio não precisariam ser adotadas neste momento.
Os governos devem se esforçar pra baixar este índice de contaminação e a população tem que ajudar, pois se está assim agora no verão, imagine quando o inverno chegar!
Já passou da hora de se aumentar a capacidade de leitos de UTI nos hospitais da região. Cadê os hospitais de Campanha?
A cidade tem cerca de 24.098 habitantes segundo informações do IBGE e o boletim epidemiológico emitido em 16/03/21 informa que já morreram 36 pessoas vítimas de covid 19, sendo que existem 29 casos ativos e 88 isolados suspeitos.