POPULAÇÃO DE MIRAÍ VACILA NOS CUIDADOS E DENGUE ATACA MORADORES

Segundo informações repassadas pela Rádio Miraí- 107,7 FM- através do comunicador Rogério Franco, com base nas informações repassadas pela secretaria Municipal de Saúde, além da covid 19, a cidade de Miraí vive um verdadeiro surto de dengue.

A secretaria municipal de saúde notificou 345 casos, sendo que 167 já foram confirmados, 38 casos foram descartados e 140 ainda estão em investigação.

Pior é que os sintomas da dengue também são semelhantes  como a covid 19, como a dor no corpo e dor de cabeça.

A dengue pode variar desde uma doença assintomática (ou seja, sem manifestação de sintomas), até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte.

SINTOMAS DA DENGUE: 

Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.

Nessa fase febril, é difícil diferenciar a doença de outras enfermidades. Por isso, é importante consultar um médico em caso de suspeita.

No período de diminuição ou desaparecimento da febre, a maioria dos casos evoluem para a recuperação e cura da doença. Porém, algumas situações podem evoluir para as formas mais graves da doença, apresentado os seguintes sinais de alarme:

-Dor abdominal intensa e contínua, ou dor quando o abdome é tocado;
-Vômitos persistentes;
-Acúmulo de líquidos;
-Sangramento de mucosas (principalmente nariz e gengivas);
-Letargia (perda de sensibilidade e movimentos) ou irritabilidade;
-Hipotensão postural (tontura e queda de pressão em determinadas posições)
-Hepatomegalia (aumento do fígado) maior do que 2 cm;
-Aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de glóbulos vermelhos ou hemácias no sangue).

Nos casos mais graves, esses sintomas resultam em choque, que acontece quando um volume crítico de plasma é perdido. Os sinais desse estado são pulso rápido e fraco, diminuição da pressão, extremidades frias, pele pegajosa e agitação. Alguns pacientes podem ainda apresentar manifestações neurológicas, como convulsões e irritabilidade. O choque tem duração curta, e pode levar ao óbito em 12 a 24 horas, ou à recuperação rápida, após terapia antichoque apropriada.

PREVENÇÃO
Não existem medidas de controle específicas para o ser humano, já que não existe nenhuma vacina ou droga antiviral. Então, o único jeito de prevenir a doença é o combate ao mosquito da dengue.

Para isso, é fundamental manter o domicílio sempre limpo e atentar ao acúmulo de água em locais abertos, evitando assim a proliferação de mosquitos.

SINTROMAS DA COVID 19:

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.
Sintomas mais comuns que variam de  febre,  tosse seca, cansaço.

Sintomas menos comuns estão as  dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

Sintomas graves estão  dificuldade de respirar ou falta de ar, dor ou pressão no peito, perda de fala ou movimento.

Procure atendimento médico para tratar os sintomas no início e se possível, sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.

Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.

Na reportagem temos as informações  do site do governo federal e do www.pfizer.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *