Na tarde desta segunda, 07/06/21, a PM durante operação de patrulhamento pelo Bairro Marambaia, antigo bairro Padre Tiago, apreendeu muita droga.
Quando a PM passou em um determinado local, os autores, sendo 2 menores de idade, saíram correndo, tentando fugir correram para a parte do bairro que é onde passa o rio Muriaé.
Os menores chegaram a efetuar disparos de arma de fogo contra a Polícia, mas felizmente ninguém se feriu.
A PM apertou o cerco e conseguiu encurralar os adolescentes, sendo eles apreendidos, juntamente com a arma de fogo com algumas munições já deflagradas e alguns intactas.
Segundo informações da PM, eles acreditam que todo o material apreendido seria comercializado naquele bairro durante o restante do dia.
Foi apreendido também certa quantia em dinheiro. Todo o material foi levado para a delegacia, bem como os dois adolescentes que foram apresentados ao delegado de plantão, que adotaria as medidas cabíveis. VEJA REPORTAGEM COM A POLÍCIA NO LOCAL DA OPERAÇÃO:
BAIRRO MARAMBAIA, UM SONHO DO PADRE TIAGOFato triste: Quem tem acima de 30 anos sabe como começaram os bairros Padre Tiago e também o bairro São Joaquim, parte 2, que se iniciaram a partir da ideologia e ação de um padre holandês , chamado Padre Tiago, um homem que além de exercer a fé e a pregação do cristianismo, entendeu que o evangelho vai além de palavras, mas também de ação e caridade.
Em sua história no Brasil, o fundador do Pró-Moradia, Padre Tiago Prins, colaborou com a construção e reformas de diversas igrejas e capelas por onde passou. No entanto, a Igreja do Porto, em Muriaé, havia sido recentemente reformada quando ele chegou à cidade. Nas ruas, por outro lado, a realidade era diferente. “Nesta paróquia, Deus tinha uma boa casa, mas muitos de Seus filhos não”, disse ao caminhar por um bairro mais humilde da cidade e ver que muitas famílias não tinham uma moradia digna. Essas famílias pagavam aluguéis que representavam metade de sua renda para morar em más condições.
Preocupado com o futuro das crianças, Padre Tiago buscou doações, reuniu alguns colaboradores e começou o primeiro mutirão de casas populares. O projeto Pró-Moradia foi, a partir daí, crescendo em tamanho, colaborações e iniciativas em prol da qualidade de vida dos moradores.
2010 – Um mês após receber a condecoração, Padre Tiago falece, deixando mais de 600 famílias com nova perspectiva de vida. Os bairros Marambaia e Vale Verde se fundiram e, por lei municipal, passaram à de Bairro Padre Tiago, segundo informações do http://www.promoradia.com.br/
É triste noticiarmos tantos caso policiais que tem como cenários estes bairros muriaeenses, onde moradores tiveram um oportunidade de conquistar o sonho da casa própria, para criar seus filhos.
Não sabemos se faltou mais acompanhamento dos órgãos públicos, mas o bairro até mudou de nome, passando a se chamar bairro Marambaia.
Com tanta violência, tráfico de drogas, e tantas coisas que terminam em Polícia, com certeza este não era o projeto do caridoso e amável Padre Tiago. Bom seria se os moradores todos refletissem mais, fizessem um concerto com Deus e fazer deste bairro um Marambaia feliz e de paz, que verdadeiramente engrandecessem o nome do padre que vindo de tão longe, amou os muriaeenses mais do que tantos “poderosos” nascidos em Muriaé.