Em fiscalização de rotina na BR 116 Km 809, município de Além Paraíba/MG, foram abordados dois conjuntos veiculares, com carrocerias tipo tanque, transportando carga de ETANOL com fraude fiscal. O itinerário dos veículos era incompatível com o destino da carga estabelecido na nota fiscal (DANFE).
Constatou-se que a empresa emitente está cadastrada na Receita Federal para trabalhar com comércio atacadista de resíduos de papel e papelão, e não para comércio de combustíveis. Já o destinatário está baixado na Receita Federal desde 22/03/2021.
Após averiguações em consultas a sistemas, foi constatado que condutores e conjuntos veiculares já foram relacionados em outros boletins de ocorrência confeccionados pela Polícia Rodoviária Federal. Todos com enquadramentos de Fraudar/Falsificar documento fiscal ou transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal, nos anos de 2019 e 2020.
Os conjuntos veiculares e as cargas encontram-se apreendidos à disposição da Receita Estadual/MG para as diligências que se fizerem necessárias. No total, foram apreendidos 65.000 litros de combustível.