POLÍCIA CIVIL DE MINAS REFORÇA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Atividades gratuitas são direcionadas a todas as faixas etárias e vão de teatro de fantoches a palestras sobre prevenção de acidentes

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) tem intensificado as ações educativas de trânsito voltadas para os ensinos infantil, fundamental, médio e superior, em parceria com escolas e universidades. A equipe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), por exemplo, desenvolveu atividades temáticas para cada faixa etária.

Para as crianças, o assunto é abordado de forma lúdica e didática. Teatro de fantoches e jogos de tabuleiro são utilizados para ensinar as regras de trânsito por meio de linguagem fácil de entender para os pequenos. Já as atividades para os adolescentes reforçam seus papéis como pedestres, passageiros de veículo e futuros condutores. Durante a ação, eles assistem vídeos educativos, e podem tirar dúvidas durante uma conversa com educadores de trânsito do Detran-MG.

Os jovens e adultos também são orientados sobre prevenção de acidentes e o perigo da direção sob efeito de álcool. Neste caso, as palestras são ministradas por operadores do direito, como delegados de polícia, que analisam as temáticas administrativa, civil e criminal das infrações de trânsito, bem como suas consequências fundamentadas em dados estatísticos e na experiência dos profissionais.

Como participar

As instituições de ensino públicas e particulares podem participar das ações promovidas gratuitamente pelo Detran-MG. Para agendamento e informações sobre as atividades do programa de Educação de Trânsito, as escolas interessadas podem enviar e-mail para cet.detran.pcmg@gmail.com, solicitando a inclusão na agenda.

Devem ser informados nome completo da escola, endereço, telefone, turmas que participarão da ação e o turno de aula delas, além da atividade de interesse. Durante o período de enfrentamento à pandemia de covid-19 a programação pode ser realizada em ambiente virtual.

Atravessando fronteiras

Mais de 735 quilômetros separam Belo Horizonte, capital mineira, de Planaltina, no Distrito Federal, mas a distância não foi barreira para a PCMG levar educação de trânsito às crianças da Escola Classe 01 Arapuanga. Na última semana, os estudantes acompanharam a apresentação de teatro, pela internet, com os fantoches Norminha, Jackie e Michael, desenvolvidos pela Coordenação de Educação de Trânsito (CET) do Detran-MG.

Intitulada “Norminha para crianças”, a peça apresenta de forma lúdica e contextualizada situações que as crianças mais presenciam no dia a dia, seja como pedestres ou quando transportadas em veículos. O objetivo é que os alunos sejam multiplicadores da educação de trânsito e que também possam compartilhar conhecimento com seus responsáveis.

O delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, destaca que, desde cedo, é importante incentivar valores como o respeito e a responsabilidade no trânsito. “Desenvolvemos ações educativas para todas as faixas etárias, mas a abordagem para crianças foi estrategicamente pensada, pois, além de aprender, elas levam informação e cobram as atitudes corretas dos pais e dos responsáveis”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *