Nesta quinta-feira, 8 de julho, a agência do Sicoob Credisudeste situada no município de Fervedouro-MG completou 25 anos de atuação no município. Seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, os funcionários receberam os associados com muito carinho e um delicioso café.
Na ocasião, estiveram presentes alguns dos gerentes que já passaram pela agência, além do presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Ricardo Ferreira da Silva e o Gerente de Relacionamento, Clodoaldo Heitor.
Segundo a gerente da agência, Mayana da Rocha Martins, que atua no município há 6 anos, tanto ela quanto a cooperativa de crédito tem muito o que comemorar, pois a cidade de Fervedouro abraçou o cooperativismo e os associados confiam na instituição. Além disso, ela afirma que por conhecer a realidade da região a cooperativa tem condições de atender as demandas com linhas de crédito ou produtos que enquadram ao perfil do cooperado “A cooperativa apoia o crescimento da cidade, que possui uma área rural produtiva, com plantação de café, criação de gado e outras culturas, além do comércio e o setor de prestação de serviços, que também tem grande importância na economia local.”
Gilmar Grip, o primeiro gerente da agência, também esteve no local e contou um pouco sobre sua experiência “Na ocasião, houve uma parceria com a cooperativa agrícola, COAVAP, de Espera Feliz e sob a denominação de Credivap, foi inaugurada a agência no município de Fervedouro. Posteriormente, com a fusão com o Credimur, nos tornamos o Sicoob Credisudeste.”
O Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credisudeste, Ricardo Ferreira da Silva, disse que o objetivo principal da cooperativa são os associados “São eles que determinam, que ditam os rumos que a Cooperativa vai seguir, através das assembleias”. Além disso, Ricardo destacou a preocupação com a capacitação dos colaboradores, para que eles possam atender os associados de maneira consultiva e com todo o acolhimento que eles merecem “Investimos nos treinamentos concedidos aos colaboradores, para que eles prestem um atendimento eficiente e humanizado”.
Ao longo do dia, diversos associados tiveram a chance de prestigiar a agência e parabenizar a cooperativa pelos 25 anos de serviços prestados ao município. Sergio Chicarelli, sócio da Mecânica Santos, associado desde 2006, destacou a importância da cooperativa de crédito para a comunidade “Além do bem atendimento, temos a facilidade de realizar nossos serviços financeiros e contar com o apoio com os investimentos ou necessidade de crédito.”
O Sicoob Credisudeste é uma cooperativa de crédito com sede em Muriaé, que possui 26 agências físicas e uma digital, presente em municípios dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Além dos produtos e serviços comercializados com taxas e condições atrativas, a cooperativa se preocupa com a realização de ações voltadas para propiciar o desenvolvimento e sustentabilidade das comunidades onde atua. Para abrir uma conta corrente na cooperativa, basta procurar uma de suas agências ou realizar a abertura pelo App Sicoob.
O Senhor Gilmar Grip, que foi o primeiro gerente da SICOOB em Fervedouro-MG concedeu entrevista falando sobre como começaram as atividades na cidade, relatando quem em 1996 já funcionava uma cooperativa agrícola (COAVAP) da cidade de Espera Feliz sendo que o Tarcísio Marins Lacerda que era o presidente da Credivap na época o convidou à para abrir uma agência em Fervedouro, vindo ele a fazer os primeiros trabalhos o em comunhão com a cooperativa agrícola.
Ele foi tomando conhecimento da área rural e do comércio local e entendeu que havia viabilidade da agência funcionar na cidade em parceria com a COAVAP que era uma cooperativa agrícola, já a cooperativa que ele representava era de crédito. Diante das análises apuradas o projeto da agência foi aprovado dando início às atividades.
No dia 08 de Julho de 1996 inaugurou-se o primeiro ponto de atendimento ligado à cooperativa Credivap de Espera Feliz, hoje denominada de Credisudeste.
Ele explicou a diferença que há entre banco e uma cooperativa e ponderou que na Cooperativa toda a captação que se tem no município é revestido no próprio município, diferente dos bancos, que tem a missão de gerar lucros para a instituição bancária.
O SICOOB CREDISUDESTE, por ser uma associação de pessoas, ela tem as sobras (lucros), que é devolvido para os associados. A Cooperativa procura ter as melhores taxas e menores despesas para os associados, gerando mais rentabilidade. As Cooperativas são fiscalizadas pela Banco Central e pelo Sistema de Cooperativas para garantir maior segurança aos associados.
O Presidente do SICOOB, Ricardo Ferreira, disse que o objetivo principal são os associados da SICOOB, porque a Cooperativa é dos associados. São eles que determinam, que ditam os rumos que a Cooperativa vai seguir. Então a SICOOB sempre privilegia ao máximo ter mais funcionários, mais colaboradores justamente para atender os associados e suas demandas.
“O associado chega, ele é atendido, é bem recebido, bem acolhido. Ele não é somente mais um número, privilegiando sempre um bom atendimento humanitário, estando sempre junto dos associados, garantindo o sucesso da cooperativa, esclarecendo dúvidas, orientando nos investimentos”, disse ele.
A SICOOB investe na capacitação de sua equipe para que possam atender com eficiência cada um dos seus associados, dentro do seu ramo de atividade, seja ele produtor rural ou comerciante, um prestador de serviços, todos eles tem suas demandas por créditos ou prestação de serviços, orientando para que o negócio dele prospere, até porque, ” quanto mais ele prosperar mais a sua cooperativa vai prosperar, trabalhando em crescimento conjunto de via de mão dupla. Ninguém consegue fazer nada sozinho e o objetivo da nossa gestão é justamente tentar fazer com que cada vez mais os associados cresçam.”
Ele falou sobre a fusão das cooperativas Cooperativa Credivap de Espera Feliz e Credmur de Muriaé, que unidas se tornaram a SICOOB CREDISUDESTE, uma das maiores cooperativas de créditos do estado de Minas de Gerais, tendo como sede a cidade polo de Muriaé.
“A SICOOB CREDISUDESTE cresceu, se tornou mais forte, possibilitando atender cada vez melhor nossos associados, salientou Ricardo Ferreira
A colaboradora Janaína, moradora de Fervedouro q e está na equipe desde 2013 falou sobre como é ser funcionária da Cooperativa, relatando, que em 2011 deu inicio à Faculdade de administração, no qual a SICOOB impactou positivamente neste seu projeto, pois ” o curso era muito caro e eu não conseguia pagar os primeiros 3 meses (período que não havia bolsa), então eu sempre pegava um crédito pessoal na SICOOB, para aliviar esse início de ano. Quando eu conseguia a bolsa, eu pagava o valor do crédito em suaves parcelas. A Cooperativa sempre me ajudou nos meus estudos, que vieiram a possibilitar que eu me transformasse em uma colaboradora da SICOOB CREDISUDESTE.”