EM MIRADOURO: REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RETORNA AS AULAS DE FORMA HÍBRIDA A PARTIR DESTA SEGUNDA. REDE ESTADUAL TAMBÉM CAMINHA PARA RETORNO NO MÊS DE AGOSTO.

Depois de mais de um ano e cinco meses, sem aulas presenciais,  devido a pandemia de covid 19, que mudou a rotina das pessoas no mundo inteiro, interrompendo as aulas por um certo período, migrando para aulas não presenciais e online,  alunos vão estar retornando as salas de aulas na cidade de Miradouro, na rede municipal, correspondendo do primeiro ao quinto ano.

A informação foi repassada pela secretaria municipal de Educação, que está no comando de Rosane,  para a imprensa, confirmando que já a partir desta segunda, 02/08/21, os alunos da rede municipal voltam as escolas, mas de forma hibrida, onde foi feito um escalonamento de alunos, para que eles voltem  a comparecer a aulas presenciais em dias e horários alternados, de forma que se evite aglomerações nas salas de aula.

Além disso, pais e os alunos estão sendo orientados sobre como se comportar neste “novo normal,” com uso constante de álcool em gel, mantendo distanciamento social, uso de máscara, medição de temperatura na chegada à escola, antes de entrar.

A rede municipal esta mantendo contato direto com os pais, a fim de orientar e dialogando para que a volta as aulas aconteça com segurança  de saúde. Qualquer dúvida, os pais podem entrar em contato com a direção das escolas municipais para obter mais informações, sendo que eles são muito importantes neste processo retorno.

REDE ESTADUAL TAMBÉM ESTARÁ RETORNANDO EM AGOSTO:

                  Foto Ronis Aguiar- Arquivo/ Paulo Roberto da Rádio

A rede estadual também terá um retorno gradual, em nota a redação do site Paulo Roberto da Rádio, o diretor da única escola Estadual no município de Miradouro,  a EEPAK, o Sr  Ronis Aguiar escreveu:

“Estamos caminhando para o RETORNO HÍBRIDO, GRADUAL E SEGURO, nos moldes determinados pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Neste sentido, na Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, as aulas presenciais retornarão primeiramente para os 9° anos do Ensino Fundamental e para os 3° anos do Ensino Médio.

O retorno acontecerá de forma híbrida, ou seja, serão organizados grupos de alunos que irão frequentar a escola em dias previamente definidos e divulgados para a comunidade.
Importante frisar, que a EEPAK fará reunião com os pais a partir do dia 04-08-2021 para organizar e divulgar informações sobre o retorno.”

VOLTA AS AULAS TAMBÉM ALTERA POSITIVAMENTE O COMÉRCIO:                                                        Foto Marconi- Arquivo/ Paulo Roberto da Rádio

A  volta as aulas também é apontada como uma boa notícia para os comerciantes da cidade de Miradouro, sendo que eles comemoram este retorno.

O empresário Marconi, proprietário da  Farmácia Santa Rita, acredita que esta notícia é muito boa, traz um otimismo para o comércio. Ele que também é pai, relatou:

” Como pai, a gente se preocupa com o futuro do nossos filhos,  então, a gente quer que a vida siga, com segurança obviamente,  mas que as coisas voltem ao normal,  e pra que isso ocorra, é preciso dar os primeiros passos. Muito importante a volta as aulas sim, pois as crianças foram um pouco prejudicadas devido a aplicação do estudo online, pois as escolas, pais e alunos não estavam preparados para esta forma de estudos assim tão radical. Mas foi necessário e acabou prejudicando a absolver os estudos. Está volta as aulas acontece no tempo certo.

Para o comércio é mais confiabilidade da locomoção das pessoas, ainda que com cuidados de higiene e prevenção, mas a volta as aulas simboliza uma movimentação de pessoas nas ruas, fazendo o comércio girar, é a volta da geração de mais empregos”   

A volta as aulas também trás um otimismo ainda maior para as papelarias, pois em tempos de pandemia e crise e estudos online, muitos pais pouparam e até evitaram a compra de materiais escolares, em conversa com proprietários do setor, eles se disseram esperançosos na melhoria das vendas.A direção da Ritys Papelaria em nota nos informou:

“Volta às aulas pra nós, da Ritys Papelaria, é significado de esperança, de cuidado, de novos tempos. Precisamos ter fé de que não será só mais um começo, mas sim, um recomeço de vida escolar, de encontrar velhos amigos, de dar a cada dia mais valor aos tão especiais professores. Um recomeço para aprendermos a cuidar de nós e também dos outros. Amor ao próximo, e especialmente amor e gratidão a Deus, que nos dá mais uma chance de estar aqui e poder simplesmente RECOMEÇAR.”

Vale destacar que a Ritys Papelaria preparou um grande estoque de materiais escolares, sendo que eles, na hora das compras pesquisaram qualidade e preços, exatamente para tentar amenizar os custos dos pais na hora de comprar material escolar.

AS AULAS RETORNAM, MAS A PANDEMIA NÃO ACABOU, CUIDADOS DEVEM CONTINUAR: Em boletim da secretaria Municipal de Saúde, a pasta informou que já foram vacinadas com a primeira dose  4989 pessoas, já com a segunda dose foram  1991 e   120  pessoas foram vacinados com a dose única.  Ou seja, praticamente mais da metade da população de Miradouro, em torno de 10 mil habitantes já receberam pelo menos uma dose.

Miradouro teve  824 casos confirmados, sendo que destes  799 pacientes foram  curados. Existindo 14 ativos em  isolamento em casa. Felizmente ninguém está internado em hospitais. Ainda 24 pessoas em Miradouro estão isoladas em suas residências aguardando a realização de testes.

Infelizmente Miradouro perdeu 11 pessoas para a pandemia, sendo que a maioria tinha outros problemas de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *