O Eduardo Francisco inicia o seu ministério na Paróquia do Divino Espírito Santo de Ubá.
O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, presidiu na noite desta terça-feira, 10 de agosto de 2021, uma Solene Celebração Eucarística com rito de posse do Pe. Eduardo Francisco José da Silva como novo pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo de Ubá (MG). Ele dará continuidade aos trabalhos realizados pelo Pe. Silas Geraldo, transferido para a Paróquia Santa Rita de Cássia, em Miradouro (MG).
Estiveram presentes o chanceler do bispado, o padre Antônio Márcio Marques de Queiroz, o vigário forâneo da Forania de Ubá, o padre Oliveiro Teodoro, juntamente com diversos presbíteros do clero diocesano; seminaristas; representantes da paróquia de Miradouro, onde o Pe. Eduardo exerceu o seu ministério nos últimos anos; pastorais e movimentos da Paróquia Divino Espírito Santo, bem como o Povo de Deus desta região; autoridades como o senhor Diego Candian Alves, titular da Segunda Delegacia Regional da Polícia Civil de Minas Gerais, entre outras.
Em homilia, destacou o valor de um padre em uma comunidade, bem como a sua responsabilidade de cuidar de uma parcela do Povo de Deus em uma determinada região. Por fim, agradeceu a disponibilidade do Pe. Eduardo Francisco, pedindo ao povo orações para que ele seja feliz em sua missão de anunciar o Reino dos Céus. “Os mais velhos, cuidem dele como se fosse um filho; os que tem a mesma idade, o tenham como irmão; os mais novos, considerem-no como um pai”, concluiu.
Ao final da celebração, os fiéis manifestaram alegria na acolhida de seu novo pastor, desejando boas-vindas ao Pe. Eduardo. “Estamos aqui representados por todas as comunidades, movimentos e pastorais para caminhar com o senhor, como uma família, guiada pela força do Espírito Santo”.
O Pe. Eduardo agradeceu a presença de todos, cumprimentando o bispo, os padres, seminaristas, autoridades e demais fiéis presentes. Revelou a gratidão pelo Pe. Oliveiro Teodoro, responsável pelo seu acolhimento para os encontros vocacionais e no seminário. Também fez um agradecimento especial ao Pe. Adilson Nery Ferreira, vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Miradouro, pela amizade e contribuição para o seu ministério em Miradouro.
Por fim, parafraseou São Francisco de Assis: “Até agora não fizemos nada. Vamos começar tudo de novo”, refletindo sobre o quão é oportuno recomeçar, se entregando ao Espírito Santo, para que o Ele o conduza.
Também mencionou uma frase de Madre Teresa de Calcutá: “Não sou nada; sou apenas um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeitos que sejamos, Ele escreve magnificamente”.
Concluiu sua fala dizendo estar alegre, esperançoso e com muita vontade de trabalhar. “Não estarei sozinho, pois estou chegando da Paróquia Divino Espírito Santo. Ele estará comigo, assim como todos os irmãos desta região. Aqui farei uma nova família”, comentou.