CBA MANTÉM APROVAÇÃO EM CERTIFICAÇÃO DE MONITORAMENTO AMBIENTE

Laboratório Químico da Zona da Mata sustenta a Certificação ISO 17.025, que garante ainda mais confiabilidade aos resultados

Motivada pelo compromisso com a excelência operacional em todos os seus processos, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) recebeu a atualização de um importante atestado de qualidade. O Laboratório Químico da Zona da Mata manteve a Certificação ISO 17.025, que chancela sua aptidão para coletas e análises do monitoramento hídrico, trazendo mais agilidade e confiabilidade na busca da CBA pelos mais altos padrões de monitoramento ambiental.

A ISO 17.025 é uma norma técnica aplicada a laboratórios de ensaios e calibrações, com objetivo de garantir a confiabilidade dos resultados. A auditoria foi realizada pela Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG) e, no total, foram avaliados 32 métodos de análises, incluindo a amostragem de águas superficiais, efluentes/residuais e água tratada.

A manutenção do escopo se deu por meio da estruturação do Laboratório de Microbiologia, incluindo a implantação de uma sala para a realização dos ensaios microbiológicos. Também foram incluídos os ensaios do laboratório de análises de bauxita, que obteve êxito na certificação de alumina aproveitável, sílica reativa e recuperação de lavagem, parâmetros fundamentais no controle de qualidade da bauxita.

De acordo com o gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, a certificação ISO 17.025 reforça, também, a qualidade e a confiabilidade das análises de bauxita, trazendo a conceituação e os guidelines necessários para avaliação de bens minerais, de forma a garantir rastreabilidade e reprodutibilidade para a jazida certificada. “Com essa conquista, a CBA reafirma seu compromisso com a melhoria contínua e a busca pela excelência do monitoramento hídrico, tendo a capacidade de atender 100% da demanda interna de análises ambientais de suas unidades de mineração da Zona da Mata”, completa.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *