EM MINAS: SERVAS INAUGURA PROJETO QUE LEVA ÁGUA POTÁVEL A COMUNIDADES RURAIS NO INTERIOR DO ESTADO.

CISTERNAS

A presidente do Servas e primeira-dama de Minas Gerais, Carolina Oliveira Pimentel inaugurou, nesta segunda-feira (31/8), as primeiras unidades do projeto Água Vida nos municípios de Arinos e Formoso, no Noroeste do Estado.

Em menos de cinco meses depois da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Servas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as primeiras coberturas, cisternas, módulos sanitários e fossas sépticas foram entregues para comunidades rurais do interior do estado que nunca tiveram acesso regular à água limpa. Ao todo, serão entregues 152 unidades do Água Vida, construídas com recursos do MPMG por meio do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado com o Servas e por meio de convênio com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).

“Esta é a primeira vez que o Servas, desde sua criação em 1951, vai a um município tão distante da capital, Belo Horizonte. Vocês podem perguntar: mas o que isso significa? Por que esse momento é especial? Porque nós estamos cumprindo aquilo que o governador Fernando Pimentel nos pediu: ‘Vá ao extremo Noroeste do estado, ao Norte e ao Jequitinhonha. Veja o que é a verdadeira Minas Gerais. Trabalhe para quem mais precisa do Estado, das instituições”, disse Carolina Oliveira Pimentel em sua fala aos participantes.

O trabalhador rural José Ferreira, mais conhecido como “Seu Zezinho”, recebeu uma das primeiras unidades e disse que não esperava um projeto como esse na região. “Eu carregava lata d’água na cabeça né, então só pegava o necessário. Agora, assim que chover, essa caixa vai estar cheia e preciso aprender a usar. Vou ensinar a quem quiser usar também, essa água é pra beber. Estou muito feliz mesmo com a chegada da cisterna e do sanitário, mas agora preciso é construir uma casa nova para ficar tudo bonito assim”, afirmou, bem humorado, Seu Zezinho.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto Água Vida está diretamente vinculado às ações do 7º Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (ODM), “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”. Criado para permitir o acesso à água potável daquelas comunidades que não conseguiram se enquadrar no programa federal Água Para Todos, as residências com telhados de sapê ou amianto ganharam novas coberturas que se ajustam às calhas para captar água da chuva e levá-la à cisterna.

O Servas também providenciou a instalação de fossas sépticas e módulos sanitários. A famílias beneficiadas receberão ainda neste mês treinamento voltado para uso consciente da água e palestras sobre cidadania e qualidade de vida. Acompanharam a cerimônia o secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Paulo Guedes, o ex-procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior e o promotor de Justiça de Minas Gerais, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *