O Nicélio do Amaral Barros convocou a imprensa de Miradouro para uma coletiva de imprensa, que ocorreu na tarde desta terça- feira, 19/10/21, para apresentar detalhes de como os artistas da cidade de Miradouro poderão dar entrada ao processo para receber bolsas da lei Aldir Blanc.
Podem participar agentes culturais de Miradouro, como artesãos, empresas que trabalham com atividades culturais ou prestam serviços de sonorização, violeiros, capoeiristas, pessoal da folia de Reis, dentre outros.
Os interessados devem se inscrever no site da prefeitura de Miradouro, http://www.miradouro.mg.gov.br/
onde é feito um cadastro. ASSISTA E CONFIRA:
As pessoas podem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo, que está localizada no Centro Cultural Serra do Brigadeiro, Na Avenida JK, em frente ao Pedrosa Modas.
Ainda será feito uma reunião com os cadastrados numa reunião que ocorrerá na próxima segunda, dia 25/10/21.
As inscrições poderão ser feitas somente até o dia 29/10/21.
Segundo informado nesta reunião, os aprovados deverão receber o dinheiro através de uma conta exclusiva no Banco do Brasil, sendo que os pagamentos deverão ocorrer até 20 de Novembro. Será distribuído entre os participantes cerca de R$95 mil, no qual o valor que cada uma receberá dependerá do número de inscritos.
INFORMAÇÕES OFICIAIS DA PREFEITURA
Lei Aldir Blanc possibilita auxílio emergencial a artesãos, empresas e profissionais ligados ao meio cultural de Miradouro
Através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Município de Miradouro conseguiu o montante de 95.993,73, como repasse da Lei Aldir Blanc (LAB) de auxílio à cultura. Uma grande vitória para empresas e profissionais que foram, e ainda têm sido, extremamente prejudicados economicamente pelo cenário imposto pela pandemia da Covid-19.
Todas as informações para a possibilidade de ter acesso às bolsas emergenciais da LAB (sem ônus tributário), devem ser buscadas na sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Miradouro, que fica na Casa de Cultura Serra do Brigadeiro, à Avenida Juscelino Kubitschek, n. 80, Bairro São Pedro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, entre 8 e 11 h e de 12:30 às 15:30 h. Telefones: 3753-1905 e 99829-5479 (WhatsApp).
O valor das bolsas de auxílio para diferentes categorias (pessoa jurídica e pessoa física) estão detalhados nos Editais (links abaixo). No entanto, para se inscrever nos Editais, é preciso estar cadastrado no SMIIC (Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais). Para se cadastrar, basta acessar o link https://miradouro.mg.gov.br/container/governo-municipal/cultura-turismo/smiic/agentes-culturais/ (Cadastramento Artistas Locais e Artesãos).
Em seguida, o/a candidato/a deverá acessar os Editais:
Edital 1: pequenas, micro, pequenas e médias empresas e pequenas empresas culturais, instituições e organizações culturais comunitárias. Basta clicar no título do Edital. Acesse:
https://miradouro.mg.gov.br/container/editais/cultura/
OU
Bolsas para artesãos, escritores, artistas, técnicos e professores de arte (das áreas de Música, Teatro, Dança, Artes Visuais, Audiovisual, Fotografia, Som e luz, Cenografia, Contadores de histórias, Ações de incentivo à leitura, Arte-educação, Produção Cultural, grupos e coletivos de cultura, basta acessar:
https://miradouro.mg.gov.br/container/editais/cultura/
OU