O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Em uma iniciativa pioneira a equipe de saúde do presídio de Carangola com o apoio da Direção e policiais penais, promoveu além de uma palestra informativa, o exame clínico com protocolos de anamnese em todos custodiados dentro da faixa etária instituída pelo Ministério da Saúde.
É o sistema prisional participando da promoção de saúde, em sintonia com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Os exames suspeitos foram triados de acordo com sintomas e exame físico e serão encaminhados ao especialista para conduta especializada.
Não pude deixar de observar nas imagens: todos os detentos usando máscara, já o médico e o enfermeiro sem máscara!!! Os comentários deixo a cargo de vocês …