PROJETOS DA COMUNIDADE ESCOLAR DA ZONA DA MATA SÃO PREMIADOS EM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Encerramento do Curso de Atualização em Educação Ambiental da CBA reconheceu iniciativas de educadores da região para o ensino a distância

Educadores, gestores escolares e professores de quatro escolas públicas da Zona da Mata Mineira participaram da conclusão do Curso de Atualização em Educação Ambiental. O curso compõe as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que tem o objetivo de fomentar a conscientização ambiental junto ao público interno e externo nas áreas de atuação da empresa.

Neste ano, o Curso de Atualização em Educação Ambiental foi realizado de forma remota, em encontros virtuais, devido à pandemia da covid-19. O tema de 2021 foi “Educação Ambiental a Distância: Ferramentas Tecnológicas Aplicadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”. A iniciativa proporcionou aos educadores novas ferramentas de aprendizagem, considerando o método de ensino adotado pelas instituições em respeito à pandemia, e conhecimento mais aprofundado dos 17 ODS. Desde então, os professores vêm realizando projetos ambientais em suas escolas, com base nos conteúdos abordados ao longo do curso.

No evento de culminância, foram apresentados os resultados dos projetos educativos desenvolvidos pelos educadores durante o ano nas escolas estaduais Astolfo Dutra, de Cataguases, Columba Teixeira e Silva, de Muriaé, Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, de Juiz de Fora, e na Escola Municipal Coronel João Vieira, de São Sebastião da Vargem Alegre.

As três principais iniciativas foram premiadas por uma banca julgadora. Em primeiro lugar, foi eleito o projeto “Google Jamboard”, sobre o uso de diversas telas simultaneamente, proposto pela professora Joselice Silva Timote, da E. E. Astolfo Dutra, de Cataguases. Para a professora, o curso trouxe aprendizados importantes e novas perspectivas para a atividade educacional. “Esse reconhecimento me faz prosseguir com mais dedicação ainda, pois vejo que até agora já fez muita diferença no aprendizado dos meus alunos. Se tivemos bons resultados usando o Jamboard em apenas um bimestre, imagine o que poderemos fazer ao longo de um ano letivo”, comemora.

A escola Astolfo Dutra também aparece na segunda posição, com o projeto “Formulários Google: Praticidade, economia e eficiência”, da professora Luciana Leitão Justino, voltado para a elaboração de pesquisas e levantamentos por meio de formulários online.

Em terceiro, foi eleito o projeto “Utilização de ferramentas online para o ensino de Ciências e Biologia”, da professora Marina Marques Pardini, da E. E. Nyrce Verde Coelho de Magalhães, de Juiz de Fora.

O gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, destaca a importância do curso e o envolvimento das comunidades escolares na iniciativa. “Temos um prazer muito grande em executar essa nobre missão de fomentar a evolução da consciência ambiental através da educação. Uma dos nossos principais meios é o PEA, que vem atuando continuadamente ao longo dos últimos 20 anos na região da Zona da Mata, ampliando a consciência de todos e gerando reflexões e transformações que vão muito além da mineração de bauxita”, avalia.

Captação e capacitação

Com o apoio da equipe Professor@ Idade Mídia e da Focus Gestão Ambiental, o curso disponibilizou videoaulas, tutoriais, planos de aula, arquivos para download, fóruns de discussão, e-books e outros materiais de apoio online, com metodologia atrativa e lúdica. Os professores puderam se familiarizar com diferentes ferramentas e recursos tecnológicos para estabelecer uma comunicação direta e criativa com os alunos.

No total, o curso contemplou 12 municípios na região: Carangola, Cataguases, Fervedouro, Juiz de Fora, Lamim, Miraí, Muriaé, Santana de Cataguases, Santo Antônio de Pádua, São Sebastião da Vargem Alegre e Tombos. 46 educadores concluíram a capacitação e receberam o certificado de conclusão do curso, além de um kit contendo uma bolsa, fones de ouvido e um anel de iluminação para celular, materiais que auxiliam na realização das videoaulas.

20 anos do PEA

Desenvolvido há 20 anos pela Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua preservação, na sua utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 140 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui operações de lavra de bauxita.

Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *