O dia 17/12 é um feriado polêmico na cidade de Miradouro, no qual se comemora a emancipação política do município, já teve vários debates em torno dele, mas votação na câmara municipal, acabou com vereadores de olho na eleição, aprovando a manutenção do feriado.
A polêmica é exatamente devido o período em que o feriado acontece, no mês de dezembro, onde as pessoas estão recebendo o 13 salário, em plenas compras natalinas, fazendo com que muitas pessoas migrem para Muriaé pra fazer compras.
Mas Miradouro não estará sozinha neste regresso comercial, pois a cidade de Espera feliz estará junta, devido ao prefeito Oziel Gomes, através decreto Nº 1.313/2021 em determinou que o dia 17 de Dezembro será feriado municipal, quando a cidade comemora os 83 anos de emancipação política.
Em anos anteriores este feriado era comemorado durante a exposição agropecuária, que sempre ocorria em julho, mas devido não realização do evento neste ano, prefeito decidiu decreta-lo agora em 17/12/21, onde o mesmo fenômeno de migração de consumidores também poderá ocorrer, migrando para Carangola, Muriaé, ou até mesmo para cidades do Espírito Santo, já que o feriado cairá numa sexta- feira, no qual a cidade que já é nas divisas com o Espírito Santo, podendo o povo ir pegar uma praia e aproveitar pra fazer compras natalinas. Isso vai depender do tempo, pois se estiver chovendo, praia não tem graça.
Já em Miradouro, aproveitando que os números de covid estão zerados, a administração está programando três dias de festa. Há quem discorde e pensa que ainda é cedo pra fazer festa. Nos bastidores corre o boato de que Miradouro que é tradicional no carnaval, não haverá em 2022. Mas pode ser cedo comunicar que não haverá a festa.