VEREADORA KATIA FRANCO RESGATA ANIMAIS DO CANIL MUNICIPAL POR FALTA DE ATENDIMENTO E DENUNCIA SITUAÇÃO DO ESPAÇO

Polícia Militar foi acionada e não havia veterinário responsável no local no momento da ocorrência.

A vereadora e Presidente da Comissão de Controle, Defesa e Proteção dos Animais da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) Kátia Franco Protetora (PSC) retirou quatro cães do Canil Municipal, na tarde desse domingo, 23, vítima de maus tratos. A vereadora precisou chamar a Polícia Militar (PM) no local, que fica no Bairro São Damião, Zona Norte de Juiz de Fora, após verificar a piora no estado de saúde dos animais e de não haver veterinário responsável no local. Segundo o Boletim de Ocorrência (BO) número 2022-003518090-001, tipificado como Maus Tratos Tentado, Kátia levou ao Canil uma veterinária para atestar os maus tratos e a necessidade da retirada dos cachorros do local para tratamento em uma clínica. Entretanto, a profissional foi impedida de entrar no local.

Na presença dos policiais, a vereadora fez o resgate dos animais de dentro do canil – local que deveria promover a saúde dos animais, que foram transportados em um carro do próprio estabelecimento para uma clínica, no bairro Santa Luzia, Zona Sul de Juiz de Fora, com atendimento 24h por dia.

Segundo o registro policial, Kátia Franco esteve presente no Canil em vários dias, na última semana, acompanhando a evolução da gravidade do estado de saúde de alguns animais no local. Após confirmar a situação, e por não haver veterinário responsável pelo canil nos fins se semana, a vereadora acionou a autoridade policial. O Boletim de Ocorrência será encaminhado para investigação na 3 Delegacia de Polícia Civil, em Juiz de Fora.

*MAIS DENÚNCIAS*

Com mais de um ano da atual gestão, pouco foi feito para a melhora do canil que, a cada dia, acumula animais no espaço, que foram flagrados pela vereadora, na última fiscalização ,em meio a fezes, alguns magros e doentes, além de estarem acumulados em baias que comportam a metade dos animais que estão alocados. Kátia fez registros em vídeos mostrando a situação do espaço. “É um absurdo o que tem acontecido no Canil Municipal de Juiz de Fora. Os veterinários responsáveis pelo local estão omissos em relação aos inúmeros problemas e a prefeita, Margarida Salomão, é tão responsável quanto ao sofrimento que esses animais estão passando aqui”, afirmou.

Foram flagrados durante a semana gatos com estopocriose, espirrando sangue, cães magros, que não conseguiam levantar, em meio a fezes, que não estavam recebendo tratamento. “Não é admissível isso que está acontecendo no Canil Municipal. Um espaço obsoleto, sem veterinário 24h, com animais padecendo. Eles deveriam estar no local para receberem um tratamento digno e serem colocados para doação. Quantas feiras foram realizadas pela prefeitura nesse gestão?”, indagou a vereadora.

*AUDIÊNCIA PÚBLICA*

Uma Audiência Pública, solicitada pela vereadora Kátia Franco, foi protocolada na CMJF e será realizada no próximo dia 14 de fevereiro, às 15h. “Vamos esperar que o executivo responsa nossos questionamentos sobre o que está sendo feito por eles para a melhora das condições físicas, de atendimento e bem-estar dos animais. Vamos cobrar a Prefeitura a melhoria do espaço. Para nós, que somos protetores, cada dia que passa, nosso sofrimento aumenta, vendo animais sendo acumulados no canil como objetos em uma gaveta”, contou. A Audiência Pública será aberta para a participação da população.

BREVE PUBLICAREMOS UM VÍDEO NO YOUTUBE PAULO ROBERTO DA RADIO COM IMAGENS FEITAS PELA EQUIPE DA VEREADORA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *