Após instauração de inquérito policial e célere apuração, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, nesta terça-feira (25/1), um homem, de 44 anos, suspeito de aplicar o “golpe do mecânico” no estacionamento de um supermercado da cidade de Pouso Alegre, Sul do estado. A prática do crime foi identificada na noite de ontem (24/1), sendo o investigado reconhecido por três vítimas.
Conforme apurado, o homem, ao escolher um alvo, retirava a mangueira de combustível do veículo fazendo com que vazasse o líquido. Assim, quando o motorista chegava para sair com o carro, ele o alertava sobre o risco e se disponibilizava a ajudar, apresentando-se como mecânico. Após reconectar a peça, o suspeito cobrava um valor. Uma das vítimas chegou a ser lesada em R$ 200.
O trabalho investigativo, conduzido pela Delegacia de Defraudações, vinculada à Delegacia Regional em Pouso Alegre, começou após o homem ser apresentado por policiais militares à unidade da PCMG. Como naquele momento não havia situação de flagrante, os policiais civis realizaram levantamentos que possibilitaram a representação à Justiça pelo mandado de prisão preventiva do suspeito.
À Polícia Civil, o investigado confirmou ter realizado o estelionato para angariar dinheiro e comprar drogas. Ele também informou ter vindo de Campinas, interior de São Paulo, e estava prestando serviços a uma mecânica em Pouso Alegre. Segundo ele, quando terminou o trabalho, resolveu ficar, mas precisava de mais dinheiro para manter o vício.
Orientação
Caso algum cidadão tenha sido vítima de golpe e/ou se sinta lesado, deve procurar a unidade policial mais próxima da sua residência para registrar o boletim de ocorrência. Além disso, como estelionato é crime de ação penal pública condicionada à representação da vítima, a PCMG orienta que o cidadão procure a delegacia para formalizar a representação e prestar depoimento, munido de algum documento indicativo da fraude, como contrato de prestação de serviço.