DENUNCIAS DE MAUS- TRATOS A ANIMAIS CRESCEM 57% EM JUIZ DE FORA

Em 2021, foram 942 denúncias recebidas pela Polícia Militar Ambiental_

O número de denúncias de maus tratos a animais, feitos pelos canais de denúncia da Polícia Militar do Meio Ambiente, cresceram 57,78% em 2021, se comparado com o ano anterior. Foram 942 denúncias recebidas. Dessas, 854 já foram atendidas e 88 ainda estão no prazo de atendimento (que é de até 90 dias). Já em 2020, foram 597 Disque Denúncia Unificado (DDU) sob responsabilidade da Polícia Militar de Meio Ambiente, que foram atendidas. Já nos primeiros 25 dias desse ano, a PM já recebeu outras 105 denúncias, sendo cinco já concluídas e 100 delas em atendimento.
A grande maioria dessas denúncias é referente a maus-tratos a animais. No ano passado, do total de ligações recebidas, 69,1% delas se referem a maus-tratos. Já no ano de 2020, o montante é de 96,84%.

O tenente Júlio César de Almeida, comandante do pelotão de Juiz de Fora, comenta que a Polícia Militar tem se empenhado para atender a todas as denúncias em um menor prazo possível.

“É importante darmos essa resposta para a sociedade. O número de denúncias tem aumentado e nós pedimos, realmente, que os cidadãos levem ao conhecimento policial as questões que envolvam maus-tratos, bem como as denúncias da fauna e flora silvestre, recursos hídricos, entre outros”, disse.

Almeida comentou que a maioria das denúncias de maus-tratos em Juiz de Fora se referem ao ambiente insalubre, cães amarrados em pequenas correntes e animais sem abrigo de sol ou chuva. “As leis sobre maus-tratos foram atualizadas. Hoje, em dia, existe a Lei Sansão, que endurece as regras para se ter um animal doméstico. E, no momento em que verificamos as denúncias, muitas pessoas não sabem que a situação em que os animais estão expostos, configura o crime de maus tratos, principalmente se tratando do tamanho da corrente em que o cão está preso”, revelou.

Caso os maus tratos sejam verificados pelos policiais, um veterinário é acionado para atestar a situação e o autor é detido e levado para a delegacia. “A pessoa vai pagar uma multa e vai responder pelo crime que ela praticou.

Esse animal é levado para uma instituição para receber os cuidados necessários e voltar para o meio ambiente (se animal silvestre) ou ser colocado para adoção (se animal doméstico)”, pontuou.

Almeida lembra que as denúncias devem ser feitas pelos canais oferecidos pela Polícia Militar, que são o 181 (Disque Denúncia Unificado) ou a ligação para o número da companhia (32) 3228-9050. “Estamos dando uma resposta para a sociedade, que não admite mais a prática de maus-tratos. Por isso, acredito que haja o crescimento das denúncias, pelo envolvimento maior da comunidade contra quem maltrata nossa fauna. E vale lembrar que as denúncias não exigem identificação, entretanto, é fundamental que haja maior número de detalhes, para que consigamos agir e realizar o trabalho policial”, finalizou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *