Segundo conversamos com uma sobrinha de Gilberto, um morador de Vieiras que estava desaparecido, desde o dia 16/11/22, o corpo seria deste vieirense.
Ele teria tomado café em um hotel, sabia nadar, mas teria pulado da ponte da JK, no bairro São Pedro, em Miradouro, na manhã daquele dia, sendo encontrado por populares hoje, domingo, 20/11/22, por volta de 8:00 da manhã, numa curva do rio, numa distância de aproximadamente 2 Km do local que ele pulou.
O corpo ficou dentro do rio, até as 10:15, pois estavam aguardando a perícia da 4 D.R.P.C. de Muriaé. O corpo de bombeiros esteve realizando buscas dentro do rio durante todos estes dias. Os bombeiros fizeram o resgate do corpo, com a ajuda de populares e com a ajuda de um funcionário da Funerária Pax José Schittini, resgataram o corpo das águas, num local de difícil acesso, logo depois do bairro das Palmeiras.
Posteriormente, foi levado para o IML de Muriaé, onde seria feito serviços de necrópsia e somente após todo trabalho da perícia, o corpo será liberado para preparativos de velório rápido e sepultamento.
O corpo ficou dentro das águas do rio Glória por cerca de 98 horas. Durante estes dias, familiares da vítima ficaram às margens do rio, em diversos pontos, com muito sofrimento. Nossos sentimentos a eles, que Deus dê forças neste momento tão doloroso. Gilberto estava sofrendo de depressão. Aproveitamos esta ocasião para pedir a quem sofre com depressão, que procure ajuda da família, também psicológica e espiritual.
BREVE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE SEPULTAMENTO OMISSÃO DO ESTADO E INEFICIÊNCIA:
Felizmente, a presença da perícia neste caso foi até rápida, compareceram no local em menos de 2 horas depois da localização do corpo.
Nossa reportagem já noticiou casos onde a demora foi de longas horas.Infelizmente, temos conhecimento de que profissionais peritos tem se aposentado, há casos de afastamento, a demanda tem aumentado, sendo que o estado não tem contratado novos profissionais.
Sempre existe apenas um profissional perito de plantão na 4 DRPC de Muriaé, sendo que ele é responsável por uma área imensa, que vai desde Muriaé e várias cidades vizinhas, até Carangola, Orizânia, são várias cidades. No dia que ocorre vários casos em cidades distantes umas das outras, o comparecimento da perícia é muito demorado, aumentando ainda mais o sofrimento dos familiares das vítimas (que as vezes permanece horas esmagado numa rodovia, ou em outros locais por muitas horas aguardando a presença de um perito) .
Pra piorar, o estado ao invés de contratar mais peritos, não contrata. Esta área enorme que os peritos de Muriaé atendem, pode aumentar ainda mais, pois um setor responsável estaria querendo repassar para os peritos de Muriaé a área da 3 D.R.P.C. de Leopoldina, sendo assim, o que já não é bom e muitas vezes já demorado, pode piorar e demorar ainda mais.
Esta demora já tem complicado o atendimento das funerárias, pois quanto mais demorado a liberação do Corpo pelo IML, menos tempo a família terá para realizar o velório de um ente querido. Já teve vezes de um velório ser anunciado para começar as 15:00 horas e sepultamento para as 17:00 horas em Miradouro e o corpo já chegou atrasado para o sepultamento, por volta de 18:00 horas. Quer dizer, a família não teve direito de fazer o velório e despedir do seu parente querido.
A área do Corpo de Bombeiros também é tão grande quanto da Polícia Civil. Tem dias que os trabalhos são tranquilos, mas quando ocorrem situações como tempestades por exemplo, tantos transtornos, o numero da corporação também parece pequeno.
A área de segurança do estado também anda cada vez maios caótica, pois um único delegado anda fazendo o atendimento de 3 delegacias regionais através de um sistema virtual. Ou seja, um delegado de plantão em Muriaé, por vezes ele tem que atender ocorrências da delegacia de Leopoldina e Ubá. Isso representa um atraso no retorno de policiais para suas cidades efetivas, sendo que o efetivo de policiais já anda pequeno.
Por vezes a população cobra e acha que a polícia é que está demorando, que é o delegado que está enrolando trancado dentro de sua sala, que “é o perito que está demorando”, que “eles são funcionários públicos que estão querendo apenas querendo receber seus salários”. Mas não é nada disso. O PROBLEMA É QUE MUITOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SE APOSENTAM, A DEMANDA DE SERVIÇOS AUMENTA, OU SEJA, É MUITO SERVIÇO PRA POUCOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E QUEM SOFRE É O POVO.
Tá na hora da população cobrar junto aos seus representantes políticos o aumento de profissionais e a contratação imediata de novos funcionários públicos , pois os que estão atuando tem feito muito além de suas responsabilidades.
Eu Paulo Roberto, redator deste site, fiz em minhas redes sociais, campanha pedindo votos para o governador Romeu Zema, sabendo que ele pegou no início de seu primeiro mandato um estado quebrado, com salários dos servidores públicos atrasados pelo governador Pimentel. Pedimos ao governador Zema, que foi eleito no primeiro turno com ampla aprovação dos mineiros, que olhe com carinho para a situação do efetivo dos funcionários públicos, pois isso representa melhoria no atendimento a toda população.