No dia 15/12/2022, por volta de 07h50min, na MGC 482, KM 01, em Espera Feliz- MG, uma pessoa foi presa, acusada de porte ilegal de arma de fogo.
Durante Operação Anti Drogas na Rodovia Estadual MGC 482 quilômetro 1, Espera Feliz, a equipe PRv abordou a caminhonete Ford Ranger, cor vermelha, que seguia sentido crescente (Espera Feliz/MG para o 2º acesso a Dores do Rio Preto/ES), tendo o condutor/autor L.P.R nos apresentado sua habilitação e o documento do veículo em situação regular.
Em parlamentação com o condutor/autor, este apresentava nervosismo e inquietação com a presença policial, motivo pelo qual foi determinado que desembarcasse do veículo ao que mostrou-se resistente. Ao ser questionado se estaria portando, drogas, arma de fogo ou outro material ilícito, o autor declarou não estar portando e que poderia verificar no veículo.
Mais uma vez foi determinado que desembarcasse do veículo, sendo imediatamente realizada busca pessoal logrando êxito em localizar na cintura do autor em um coldre por dentro da calça uma arma de fogo PISTOLA TAURUS modelo PT58HC PLUS carregada e alimentada com um carregador próprio municiado com 17 cartuchos intactos do mesmo calibre, totalizando 17 cartuchos intactos. No veículo foi encontrada uma faca sob o assento do condutor/autor.
Questionado o autor apresentou o certificado de registro de arma de fogo (que segue recolhido) do referido armamento, em seu nome, com data de expedição 02/04/2018, validade do CRAF 02/04/2023, que Referente a arma Calibre .380, capacidade 19 tiros.
Ele Apresentou também um certificado de registro, validade 12/03/2032, referente a um outro armamento (Carabina / Fuzil 22 long Rifle) também de sua propriedade, porém o armamento não estava no veículo abordado e não foi encontrado. Não portava nem apresentou Autorização para Tráfego de Produtos Controlados (Porte de Trânsito), Guia de Tráfego para o armamento encontrado.
O condutor/autor relatou que saiu da cidade de Espera Feliz/MG por volta das 07:40 da manhã de hoje, com destino a cidade de Guaçui/ES, com a finalidade de emplacar uma motocicleta que estava na carroceria de sua caminhonete, momento em que foi abordado na cidade de Espera Feliz/MG, próximo ao Quartel do GPRv.
Já que apresentou documentação de CAC, perguntado se deslocou do município de Espera Feliz/MG, para a cidade de Guaçui/ES, com intuito de participar de treinamento e/ou competição de tiro desportivo em algum estande de tiro, tendo ele relatado que não.
O condutor deslocou não existe estande de tiro ou algum clube de tiro que justificasse seu deslocamento. “conforme a portaria número 150 – COLOG, de 05 de dezembro de 2019, publicada no dou de 09/12/2019 – art. 61. Fica autorizado portar uma arma de fogo curta municiada, alimentada e carregada, do acervo do sigma, em deslocamento para treinamento ou em competições, nos termos do § 3º do artigo. 5º do decreto número 9.846/2019”, finalidade diversa da relatada pelo autor, em que pese não estar portando a guia de tráfego.
Isto posto, a arma de fogo foi apreendida, juntamente com o carregador e os cartuchos. Foi dada voz de prisão ao autor, tendo sido preservados todos seus direitos constitucionais, sendo conduzido incólume (conforme ficha médica nº 584.792 que segue anexa) a delegacia de plantão da Polícia Civil em Espera Feliz/MG para as demais providências. O veículo foi liberado no local para o autor que o estacionou em local onde posteriormente o apanharia.
Equipe PRV:
👮CB Mesquita
👮CB Carloto