Confira como está a real situação da represa do Glória, ela que fornece mais ou menos 80% da água para Muriaé. Visitamos a represa nesta Terça. Veja as fotos chocantes Exclusivas!!
A reportagem do Paulo Roberto da rádio esteve nesta terça feira (20) na represa do Glória. Como a maioria do povo já sabe, ela é quem fornece mais ou menos 80% da água para a cidade de Muriaé. Nesta represa também está localizada a PCH do Glória, que foi construída para gerar energia 13.800 KW de potência. Acreditamos que ela esteja operando com bem menos devido as águas terem reduzido assustadoramente .
Tentamos entrar no local, mas um funcionário da empresa , disse que a PCH não pertence mais a energisa, que teria vendido a usina para a Valle em Belo Horizonte, e que pra entrar no terreno nas localidades das turbinas só com autorização, o que não é muito fácil segundo ele.
No local da represa, moradores dizem: ” Essa é a pior seca que já vimos”. Um funcionário de um sítio nesta barragem disse: ” O patrão já tem um poço artesiano para atender a fazenda, mas ele vai furar essa semana outro , já que vamos ter que servir água para o gado em caixas dágua, já que os animais não estão conseguindo beber água no rio, já que tem muita lama.”
O rio se tornou verde, isso devido as plantas aquáticas se multiplicarem, isso acontece devido o excesso de barro e pouca água, fato que dificulta até a crianção de peixes na represa, já que as plantas invadem os locais de criadouros , eles até que tentam conte-las , mas está sendo quase impossível. A situação é crítica, mas Muriaé ainda é uma das cidades da região que está um pouco mais tranquila devido a represa ser muito grande. Nosso conselho é economizar para não faltar. Já é bom pedir o Papai do Céu pra enviar chuva pra nós, pois o volume nas águas que passam por Miradouro (principal fornecedora da represa) , tem diminuído de maneira preocupante.
O tempo fechou no Domingo e na segunda, mas tivemos conhecimento de uma pequena chuva na região dos Martins em São Francisco do Glória, mas não elevou o nível do rio.
Estes são os cercados que os produtores de peixes fizeram pra conter o alastramento das plantas
Criadores de peixes
AS FOTOS ABAIXO SÃO DA PARTE DE CIMA DA REPRESA VISTA PELA BR 116: