Na manhã desta sexta, 01/12/23, a senhora Nadir Alves (mãe do Aguinaldo que trabalha na farmácia Santa Rita” levou um susto ao perceber que sua gatinha de mais ou menos 3 meses tinha engolido um anzol.
Sem saber o que fazer, ela foi até a Rádio Miradouro para pedir socorro pra felina, onde foi atendida pelo Paulo Roberto da Rádio, que estava no ar naquele momento, na qual também sem saber o que fazer, ligou para o Daniel Arcanjo, que trabalha na prefeitura, onde sempre ajuda no suporte a cuidados com animais. Ele entrou em contato com o veterinário Dr Vinícius Rodrigues Ferreira, que presta serviços para a prefeitura de Miradouro, se precisar o veterinário vai até à casa do cidadão miradourense, mas a dona Nadir correu para o Parque de exposições .
Nós perguntamos ao Dr o que as pessoas devem fazer em situações assim?
“Ela chegou aqui um pouco desesperada, o que acontece mesmo com os tutores, em situações adversas que acontecem com os animais no dia a dia. Então, o que eu recomendo é a não tentar tirar o anzol. A não ser que a pessoa veja que seja um local fácil. Porque, geralmente, o anzol tem uma físga que a gente fala, uma farpa, que ela é contrária ao tecido, na hora que você vai puxar, ela trava. E dependendo do jeito que for puxado, pode causar maiores danos, dependendo da região pode causar maiores lacerações, né? E, digamos assim… Lesar uma região que, às vezes, teria como de outra maneira tirar. Então, o que eu recomendo é procurar o suporte veterinário, o apoio técnico, porque nós estamos aqui atendendo na prefeitura, já tem bastante tempo, nos dias de quinta e sexta-feiras. Só que, às vezes, quando a gente tem alguma emergência, a gente podendo atender, a gente faz isso em outros horários. Quando a gente vê que a pessoa é necessitada, que não tem as condições, a gente faz esse tipo de ajuda pela prefeitura. Um papel nosso aqui, até que eu firmei isso aqui com o pessoal da prefeitura, de a gente poder ajudar quem realmente precisa. Então, o que a gente pede é que procure , mesmo que seja um caso mais simples, mas procure um médico veterinário, porque, igual no caso da gatinha aqui, ela não aceitava mexer na região, sem que tomasse um sedativo. Então, a gente optou por sedar ela um pouquinho, quando você ver bem baixinha a dose, bem baixa, e conseguir fazer a retirada do anzol (o corpo estranho).
O Dr Vinícius aproveitou pra fazer um alerta quanto às medicações aplicadas aos animais:
“Independentemente do caso, a gente tenta ajudar no que for preciso. Outra coisa, Paulo, que a gente pede, que não medique os animais sem orientação médica. Porque acontece em muitos casos, por exemplo, gato não pode tomar dipirona. E a maioria, 90% dos casos, a pessoa que está em casa tem a dipirona, vai dá na boca do gato. Dependendo da quantidade que der, o gato pode vir a óbito. E tentar procurar passar o máximo de informações para o médico veterinário, porque a voz do animal é a do dono, ele é quem vai explicar, fazer o histórico do animal, para o veterinário poder chegar a um diagnóstico o mais rápido possível.
Tem pessoas que pensam que não vão falar não, porque ele vai achar ruim comigo, vai zangar comigo, e não é bem por aí. O certo é a pessoa falar o que realmente aconteceu. Se ela fez uso de alguma medicação por conta própria, se ela usou medicação humana no animal, que é o que geralmente acontece, quadro de intoxicações aqui, que a gente já entendeu isso já, então é isso que a gente pede.” relatou o Dr Vinícius, que se colocou à disposição de nossa reportagem para esclarecer qualquer dúvida de nossos ouvintes e internautas.
Quem precisar de atendimento através da prefeitura de Miradouro, podem agendar através do 3753-1266, ou podem ir direto ao Parque de exposições de Miradouro, onde poderão contar com o atendimento dos veterinários Leonardo Carvalho dos Santos e também do Dr Vinícius Rodrigues Ferreira, atendendo as pessoas com poucas condições financeiras e que precisam de ajuda veterinária, serviço que é feito gratuitamente, sendo pagos pela administração municipal, de 08:00 as 16:00 horas, nas quintas e sextas.
O Dr Vinícius ainda não tem clínica veterinária em Miradouro , mas ele atende também em consultas particulares tanto em Miradouro, quanto na região , sendo o telefone de contato (32)99977-2488. Já atendeu em São Francisco, Vieiras, na zona rural. Atende no campo, na propriedade, na casa da pessoa.
Satisfeita com o atendimento do médico veterinário para sua gatinha, a moradora fez questão voltar na rádio Miradouro e agradecer a emissora e à prefeitura pelo apoia na situação delicada, que além de tudo ” eu estava sem dinheiro pra pagar pelo atendimento”. Pela prefeitura o atendimento foi feito gratuitamente.